DNOTICIAS.PT
None
Explicador Madeira

Conheça o programa 'Estou Aqui'

PSP atribui pulseiras a crianças dos 2 aos 15 anos de idade

Desde 2012, a Polícia de Segurança Pública (PSP) desenvolve o programa 'Estou Aqui' destinado a facilitar a identificação e o reencontro de crianças entre os 2 e os 15 anos que se percam.

Na rubrica 'Explicador' de hoje, saiba como funciona este programa e como aderir.

A PSP disponibiliza pulseiras pessoais e intransmissíveis através do programa 'Estou Aqui', facilitando um reencontro rápido e eficaz entre crianças perdidas e as suas famílias.

A pulseira, feita de tecido, é constituída por uma fita em tecido que contém um código alfanumérico que identifica a criança e a inscrição "Call/ LIGA 112". Ora veja:

Embora não possua GPS ou outro sistema de localização, a pulseira permite à PSP identificar a criança por meio do código, desde que ela ou um adulto contacte o 112.

Com a informação, os Polícias da PSP contactam de imediato a família e deslocam-se ao local onde a criança se encontra para a recolher e garantir o reencontro familiar.

O programa da PSP 'Estou Aqui' funciona durante todo o ano, em todo o território nacional.

Adesão ao programa 'Estou Aqui':

A adesão ao programa é feita 'on-line', através da plataforma 'Estou Aqui', de forma gratuita para todos os cidadãos, sem custos de adesão, manutenção, reinscrição ou qualquer outro. 

As crianças entre os 2 e os 15 anos de idade podem ser inscritas por um dos pais, tutor ou outra pessoa que se encontre responsável pela criança (inscrição nominal) ou pela pessoa responsável por um grupo de crianças (inscrição de grupo – professor ou educador, dinamizador da atividade, grupo desportivo ou campo de férias).

Após o pedido, a pulseira 'Estou Aqui' deve ser levantada na Esquadra da PSP, previamente escolhida para o efeito, e devidamente colocada no pulso da criança identifica. 

O que dizer à criança:

A PSP recomenda que os pais expliquem às crianças que o programa foi criado para protegê-las e que, caso se percam, devem procurar um adulto (polícia, bombeiro, militar, profissional de saúde, etc.), mostrar a pulseira e pedir que liguem para o 112.

Encontrou uma criança perdida com a pulseira?

Ligue de imediato 112 (n.º europeu de emergência) e informe que encontrou uma criança perdida, que tem a pulseira 'Estou Aqui'. 

Perdeu uma criança com a pulseira?

Contacte a Esquadra da área onde a criança foi vista pela última vez e forneça toda a informação solicitada, nomeadamente o código alfanumérico da pulseira.

FONTE: POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA.