Gonçalo M. Tavares, um admirável escritor
Gonçalo M. Tavares, ilustre escritor e interventor na imprensa, no CORREIO da manhã e no Jornal de Notícias, põe-nos a pensar e inquieta-nos. Pensar não faz fumo na cabeça, inquietar suscita-nos curiosidade para, em sequência, questionarmos. Os neurónios precisam de estímulos.
Ouço-o na Antena2 (cada vez mais a ser moldada...), naquele âmbito.
A sua consistente humanidade, assertividade e raciocínio escrito e dito fora da caixa, vai sendo uma raridade.
“Não se movimentam pessoas com teorias”, disse.
É necessária premência entusiasta, curiosidade e consequente acção, adiantou. Gonçalo é, também, um filósofo imaginário prodigioso.
Sendo o autor português mais traduzido no mundo, com obra admirável, não espantou, há atrasado, que José de Sousa Saramago tenha preconizado que Gonçalo M. Tavares ganharia o Prémio Nobel da Literatura!
É um portento a criar pensamento escrito e dito.
Vitor Colaço Santos