DNOTICIAS.PT
Madeira

PTP quer inquérito parlamentar às suspeitas de lavagem de dinheiro na Zona Franca da Madeira

None

O Partido Trabalhista Português (PTP) voltou a defender, esta semana, a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a apurar aquilo que considera serem “irregularidades persistentes” na Zona Franca da Madeira. O pedido surge após novas alegações que apontam para a utilização da Zona Franca em esquemas internacionais de circulação de capitais.

A reacção do PTP segue-se à reportagem da SIC emitida na noite de ontem, que associa um empresário de origem russa a operações de lavagem de dinheiro e ao tráfico de carvão proveniente do Donbass, recorrendo, alegadamente, a estruturas sediadas na Madeira. Segundo a investigação, o empresário terá movimentado milhões de euros através da Zona Franca, com a ajuda de intermediários portugueses.

Empresário russo estará a usar a Madeira para "esconder" milhões de euros

Notícia está a ser avançada pela SIC Notícias

O partido lembra que a Zona Franca foi criada com o objectivo de "atrair investimento, gerar emprego e dinamizar a economia regional", mas considera que estes princípios estão a ser “desvirtuados”.

Entre as críticas, sublinha a suspeita de que, no caso agora revelado, “nem os postos de trabalho exigidos para a atribuição de benefícios fiscais foram cumpridos”, o que, defende, “merece ser investigado”.