DNOTICIAS.PT
Madeira

Número de passageiros de cruzeiros subiu 7,75% até Outubro

None

Entre Janeiro e Outubro deste ano, o número de passageiros de navios de cruzeiro, no Porto do Funchal, subiu 7,75% quando comparado com o mesmo período do ano passado. Os dados da APRAM indicam que passaram pelo Porto do Funchal 477.232 mil passageiros, ou seja, mais 34.328 do que no ano anterior.

Além disso, o crescimento verificou-se igualmente a nível do  número de escalas que subiu 3,57%, passando de 184 em 2024, para 207 este ano. Paula Cabaço explica que são números que reflectem o bom momento que a indústria atravessa, e que a Madeira fruto do trabalho de todos os envolvidos no setor, tem conseguido potenciar e capitalizar. "É o resultado do empenho e compromisso de todos. Dos nossos colaboradores, dos agentes de navegação, agentes de viagem, empresas de animação turística, dos comerciantes. De todos os madeirenses, que tão bem sabem receber”, destaca a presidente dos Portos da Madeira. 

Um exemplo da importância económica é quantidade de viaturas ligadas ao turismo e ao transporte de passageiros que as escalas de navios de cruzeiro movimentam. No ano passado, "o melhor ano de sempre para o sector na Madeira, com um recorde de 728.604 passageiros e 271.974 tripulantes", passaram pelo Porto do Funchal perto de 20 mil viaturas (19.666). Quase metade (9.153) foram táxis em escala, sendo as restantes autocarros e carrinhas até nove lugares.

Na semana passada, num dos dias mais movimentados no Porto do Funchal, quando os navios 'Azura', 'Mein Schiff Relax' e 'AIDAcosma' trouxeram à Madeira cerca de 12.900 passageiros, estiveram ao serviço 143 viaturas de animação turística, entre autocarros e carrinhas, e 72 táxis.

Na nota enviada à imprensa, a APRAM reconhece que os números do ano passado deverão ser ultrapassados, o que leva à necessidade de um "rigoroso planeamento e controlo dos acessos de viaturas ao Porto do Funchal, de forma a garantir a qualidade dos serviços prestados em terra, dentro da área portuária".

"A autoridade portuária pretende iniciar um processo de actualização do regulamento de acesso ao Porto do Funchal, considerando a actual dinâmica e os diferentes agentes económicos envolvidos", termina.