DNOTICIAS.PT
Madeira

Curso de música pop/rock é uma das cinco novidades do Conservatório

None

Um novo curso de música moderna pop/rock, com a duração de três anos e com disciplinas em simultâneo com o curso de jazz, foi uma das cinco novidades que o Conservatório-Escola Profissional das Artes da Madeira apresenta este ano. A nova oferta formativa foi revelada esta manhã, pelo presidente da instituição, Carlos Gonçalves, na cerimónia de entrega dos diplomas de mérito 2022-2023 e de tablets aos alunos do 1.º ano dos cursos profissionais.

Na sessão que contou com a presença do presidente do Governo, Miguel Albuquerque, e do secretário de Educação, Jorge Carvalho, o presidente do Conservatório revelou mais quatro novidades, além do programa de iniciativas anuais. Assim, o Conservatório recebeu este ano o maior número de sempre de pré-inscrições, mantendo cerca de 2.000 alunos a estudar no edifício-sede e nos polos e núcleos existentes em toda a Região.

Foi anunciada também a transformação do concurso Luiz Peter Clode em concurso nacional, aberto à participação de alunos de todo o país. A gala dos laureados está marcada para Julho.

As centenas de alunos e pais que marcaram presença na sessão realizada nos jardins do Conservatório ficaram ainda a saber que o Congresso de Educação Artística vai passar a Congresso Internacional em Setembro, após "o sucesso que foi a Cimeira Mundial de Educação Artística" organizada em Março passado.

Por fim, houve a informação de que está a ser realizado um estudo de investigação para avaliar a capacidade de aceitação das tecnologias no Conservatório. Os resultados desse estudo serão apresentados num encontro educacional no Instituto Politécnico do Porto, em Novembro.

Carlos Gonçalves fez uma apresentação do programa de actividades do Conservatório, com dez destaques: a Gala do Conservatório comemorativa dos 77 anos da instituição a 28 de Outubro; a 10 de Dezembro terá lugar o Concerto de Natal, que vai juntar as orquestras de sopros do Conservatório com a Banda Militar da Madeira, coros e solistas; o Concerto de Primavera está agendado para Março; a Maratona das Artes em parceria com a Câmara Municipal do Funchal, também decorrerá em Março; a 43.ª edição do Festival da Canção Infantil da Madeira decorrerá em Abril; o Funfest, Festival Internacional de Cinema; o Prémio Jovens Talentos; a temporada artística descentralizada com mais de 150 concertos e espectáculos por toda a Região; projectos de investigação em rede, em colaboração com centros de investigação na Universidade Nova de Lisboa, e aedição de obras didácticas e artísticas.

Por último, foi feito um apelo à comunidade para participar nas actividades do Conservatório. "A vossa presença nos nossos eventos é a maior motivação que podemos dar aos nossos alunos e um grande contributo para a sua confiança e bem-estar”, concluiu Carlos Gonçalves.