DNOTICIAS.PT
Madeira

Há 27 anos, bombeiros apresentavam “sofisticada” viatura de auto-resgate

None

Uma viatura de marca UMM (4x4), doada pela Empresa de Electricidade da Madeira aos Bombeiros Voluntários Madeirenses, foi adaptada a veículo de resgate em montanha, com todo o material necessário para intervenções e socorro de alto risco. Esta foi uma das notícias da edição do DIÁRIO de 1996, que dava conta de que esta modificação efectuada nas oficinas daquele Corpo de Bombeiros e o valor do equipamento instalado na viatura rondava os 4.500 contos.

 A nova viatura, apresentada pelo comandante dos BVM, Rui Pedro, “foi exposta com a utilização de correntes nos pneus, que serão utilizadas para circular sobre lama ou geada. Na nova viatura, está todo o equipamento necessário para as situações de risco, o que anteriormente obrigava à deslocação de / várias viaturas ao local do sinistro. O novo veículo da frota dos BVM, tipificado por V. E. -10 (Veículo Especial), destina-se aos socorros em falésias, rochas, edifícios de grande altura ou até com meios aéreos, entre outros. A aquisição da nova unidade móvel só foi possível com o inequívoco apoio da Direcção da Associação dos BVM e de um grupo de bombeiros que se esmeraram na reconstrução e adaptação da nova viatura. Foram eles, de acordo com a informação do comandante Rui Pedro, o n. º 21 - Jardim; o 82 - Francisco, 139 - Pereira, 153 - Augusto e 151 – Ulisses”, pode ler-se nesta edição.

Nesta edição, foi também notícia a redução das taxas portuárias, que iria beneficiar sobretudo os agentes que intervinham no processo de transporte.

Um iate abandonado nos Açores, que apareceu no Porto Santo, foi também destaque há 27 anos, assim como as obras do aeroporto que continuavam a gerar descontentamento. Desta vez, tratou-se de um abaixo-assinado, com cerca de 50 nomes, feito por expropriados que discordam da forma como foram feitas as negociações.