DNOTICIAS.PT
Madeira

Plano regional para transportes públicos será implementado em 2024

Directora regional espera atrair novos utilizadores e diminuir dependência energética

None

A directora regional da economia e transportes, Isabel Rodrigues, revelou há instantes na TSF-Madeira que será promovido um novo programa para os transportes públicos na Região. A implementação está prevista para o início de 2024. Apesar de um atraso na encomenda de novas viaturas, a responsável acredita que este novo plano permitirá “reduzir a dependência energética. Hoje, o sector dos transportes representa 48% da dependência energética. É preciso reduzir isso e apelar à utilização de transportes”, defende Isabel Rodrigues.

O novo plano regional assentará num passe único inter-urbano que incluirá todos os concelhos da Região. De acordo com a directora regional, as novas viaturas estarão adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida e os “aerobus” serão totalmente eléctricos. “A adesão aos transportes públicos tem crescido e esperamos que o novo plano atraía novos utilizadores”, espera.

Questionada pela TSF-Madeira sobre as maiores lacunas que o sector dos transportes enfrentam, Isabel Rodrigues assume que a direcção regional tem trabalho no sentido de resolver as queixas relacionadas com a falta de transportes públicos aos fins-de-semana e no horário nocturno. Sobre a legislação sobre os TVDE’s, Isabel Rodrigues assume que a Região tomou uma boa decisão ao reduzir o contingente TVDE para 40 viaturas.

*Trabalho executado pelo estagiário João Pedro Santos