DNOTICIAS.PT
País

Marcelo intervém hoje em cimeira sobre clima e debate de alto nível sobre a Ucrânia

Presidente da República esteve de visita à Ucrânia há cerca de um mês.  Foto Roman Pilipey/AFP
Presidente da República esteve de visita à Ucrânia há cerca de um mês.  Foto Roman Pilipey/AFP

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai intervir hoje numa cimeira sobre o clima e num debate aberto de alto nível do Conselho de Segurança da ONU sobre a Ucrânia, em Nova Iorque.

O chefe de Estado chegou no domingo à noite aos Estados Unidos da América e discursou na terça-feira no primeiro dia de debate geral da 78.ª sessão da Assembleia Geral da ONU.

Hoje o seu programa inclui a participação, com discursos, na Cimeira da Ambição Climática e num debate aberto de alto nível do Conselho de Segurança sobre "manutenção da paz e segurança da Ucrânia".

Ao fim do dia, o Presidente da República terá um encontro com funcionários portugueses na ONU, na missão permanente de Portugal junto das Nações Unidas.

Na terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa discursou perante a Assembleia Geral da ONU, deixando um apelo aos líderes mundiais para que se passe das promessas à ação na reforma desta organização, em particular do seu Conselho de Segurança, e das instituições financeiras mundiais.

"Ano após ano, nós prometemos. É tempo de cumprir", afirmou o chefe de Estado.

"Se assim não for, continuaremos a ouvir sempre os mesmos, e tantos deles muito influentes, a prometerem e a não cumprirem -- e perceberemos por que é que os povos acreditam cada vez menos naqueles que os governam", advertiu.

Marcelo Rebelo de Sousa foi o oitavo chefe de Estado a intervir neste primeiro dia do debate geral anual entre chefes de Estado e de Governo dos 193 Estados-membros da ONU.

O debate geral deste ano entre líderes mundiais será o segundo desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, em 24 de fevereiro do ano passado, dando início a uma guerra que já leva mais de um ano e meio.

No seu discurso, feito em português, que durou doze minutos, o Presidente da República defendeu que a luta do povo ucraniano contra a invasão é inseparável da exigência de respeito pela Carta das Nações Unidas.

A 78.ª sessão da Assembleia Geral da ONU tem como tema "Reconstruindo a confiança e reacendendo a solidariedade global: acelerando a ação na Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) rumo à paz, prosperidade, progresso e sustentabilidade para todas as pessoas".

Marcelo Rebelo de Sousa chegou no domingo à noite aos EUA, onde ficará até sexta-feira.

Em Nova Iorque, tanto o Presidente da República como o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, têm agendadas reuniões bilaterais para, entre outros objetivos, promover a candidatura de Portugal a um lugar de membro não-permanente no Conselho de Segurança da ONU no biénio 2027-2028.

Durante esta semana, o chefe de Estado terá também encontros com representantes das comunidades emigrantes portuguesas nos estados norte-americanos de Nova Iorque e New Jersey.