Rali Vinho da Madeira Madeira

Rali consome "centenas de milhares de litros" de bebida

Assinala-se hoje o Dia Internacional da Cerveja, e o CEO da Empresa de Cervejas da Madeira assume que esta é uma das alturas do ano de maior consumo na Região

None

Rali, arraiais, concertos, e outros tantos eventos durante este mês obrigam a uma concentração total dos recursos humanos da empresa

Esta sexta-feira assinala-se o Dia Internacional da Cerveja, uma das bebidas alcoólicas mais famosas e consumidas em todo o mundo.

A data foi criada em 2007, na Califórnia, por quatro amigos fãs desta bebida e hoje é festejada em mais de 50 países por amantes fervorosos de cerveja.

Fino, imperial, mini, balão, jola ou a também conhecida "loira" é a bebida alcoólica mais consumida pelos portugueses e o pico de consumo regista-se durante os meses mais quentes do ano.

Ora, em declarações ao DIÁRIO e à TSF-Madeira, Miguel de Sousa, CEO da Empresa de Cervejas da Madeira, confirma que o mesmo também sucede na Região, com Agosto a ser um dos meses com maior consumo, impulsionado pelas elevadas temperaturas e os diversos eventos regionais, tais como o Rali Vinho Madeira e os vários arraiais que acontecem nesta altura do ano.

A actividade das bebidas é sazonal e tem um pico muito grande no Verão. Além disso, a Madeira tem também a particularidade de ter um pico no Natal. Mas este é o segundo momento de maior consumo, por causa das temperaturas, do calor, dos arraiais, das festas e por causa do entusiasmo do rali Miguel de Sousa, CEO da Empresa de Cervejas da Madeira

Um dos impactos significativos do aumento de consumo durante este mês acontece precisamente por causa do Rali Vinho Madeira (RVM), que vai para a estrada no início de Agosto, e que contagia milhares de aficcionados das viaturas motorizadas. De acordo com Miguel de Sousa, que considera este um "momento especial", o evento automobilístico é responsável por impulsionar o consumo de "centenas de milhares de litros de cerveja", além de refrigerantes e água, devido às circunstâncias do elevado calor durante as corridas e a toda a envolvência da competição que proporciona sempre grandes momentos de lazer e convívio.

É um momento especial que abre o mês de Agosto, que é o mês de maior consumo ao longo do ano. Eu diria que naturalmente nós temos umas centenas de milhares de litros associados ao rali. Mas, não é só cerveja, é também refrigerantes e água

O responsável explica que nesta altura a empresa tem de estar bem preparada, não só na parte de produção, como também na área da logística, para ter a capacidade de "chegar a todo o lado em tempo oportuno, sem nunca faltar o produto em lado nenhum" e dar assistência sempre que o cliente solicitar. "É tão importante dar bons produtos aos clientes, como também estar presente para responder a tudo o que são as normais anomalias dos equipamentos, máquinas e frio, que é toda uma organização complexa", salientou.

Nesse sentido, e dada também à quantidade de eventos que existem durante este período na Região, Miguel de Sousa clarifica que há obrigatoriamente a uma concentração total dos recursos humanos da empresa. "Trabalha toda a gente, não há férias. Há uma actividade plena, porque daqui até ao final da segunda semana de Agosto é uma actividade extraordinária, principalmente de distribuição", esclarece.

Sobre o ano de 2023, que tem sido "excepcional", o CEO da ECM salienta que além do impacto na Madeira, o consumo aumentou não apenas no Porto Santo, mas também no território continental. E, de acordo com Miguel de Sousa, um dos principais factores deste maior aumento do número de consumidores na Região é o 'boom' turístico registado nos últimos tempos.  

Nós estamos com cerca de 40 mil camas turísticas, entre hotelaria e alojamento local. Há pouco tempo eram no máximo umas 25 a 30 mil, portanto aumentou muito o número de camas turísticas e também a sua ocupação, o que traz um número de clientes que antes não havia. Por isso, existem 10 ou 15 mil novos consumidores a mais do que havia antes, o que também faz uma diferença.  Miguel de Sousa, CEO da Empresa de Cervejas da Madeira

OUTROS EVENTOS REGIONAIS:

- 8h00 às 20h00 - Rali Vinho Madeira

- 15h00 - CDU realiza iniciativa política, junto ao Hospital Dr. Nélio Mendonça;

- 16h00 - LIVRE procede à entrega de listas para as eleições Regionais, no Tribunal do Funchal;

- Início de Mostra de Cinema - Santa Curtas, em Santa Cruz;

CURIOSIDADES:

- Dia Internacional da Cerveja;

- Este é o ducentésimo décimo sexto dia do ano. Faltam 149 dias para o termo de 2023.Pensamento do dia

EFEMÉRIDES:

1578 - Batalha de Alcácer Quibir. Morte de D. Sebastião, sem descendência.

1789 - Revolução Francesa. Um mês depois da Tomada da Bastilha é abolido o sistema feudal.

1792 - Nasce o poeta do romantismo inglês Percy Bysshe Shelley, autor de "Prometheus Unbond". Definiu-se como "democrata, grande amante da humanidade e ateu".

1901 - Nasce o trompetista de jazz Louis Armstrong, em Nova Orleães, Louisiana, EUA

1914 - Grande Guerra de 1914-1918. O Reino Unido declara guerra à Alemanha. A extensão do Império Britânico leva o conflito à dimensão mundial. Os EUA mantêm-se neutrais.

1922 - Ascensão do fascismo em Itália. Início dos ataques dos militantes do Partido Fascista às instituições das cidades italianas...

1935 - Inauguração oficial da Emissora Nacional de Radiodifusão.

1944 - II Guerra Mundial. A Gestapo, polícia política de Hitler, captura Anne Frank e outros 14 judeus holandeses, em Amesterdão.

1984 - O Foguete espacial europeu Ariane 3, é lançado para o espaço e coloca dois satélites de telecomunicações em orbita geostacionária a 36 mil quilómetros da terra.

1998 - Começa nova ronda de conversações sobre Timor-Leste, entre os Governos de Portugal e da Indonésia, com mediação da ONU.

2004 - É atribuído o "Óscar" mundial da engenharia ao português António Segadães Tavares, pelo projeto de ampliação do Aeroporto Internacional da Madeira, no Funchal.

2005 - Desabamento de falésia na praia de Almagreira, Peniche, causa a morte a duas pessoas.

2006 - O parlamento da Ucrânia aprova a nomeação do político pró-russo Viktor Ianukovitch para o cargo de primeiro-ministro.

2008 - O Tribunal Constitucional "chumba" o número um do artigo segundo do decreto da Assembleia Legislativa da Madeira, que adaptava a lei do tabaco à região, considerando que o Parlamento madeirense ultrapassou as suas competências legislativas.

2010 - As trabalhadoras independentes e os respetivos parceiros passam a estar formalmente abrangidos pelo direito à licença por maternidade, com a entrada em vigor da diretiva (lei europeia) 2010/41/EU, revoga e substitui uma lei anterior (Diretiva 86/613/CEE).

2012 - O norte-americano Michael Phelps conquista nos Jogos Olímpicos a sua sexta medalha em Londres2012 e a 22.ª da sua história, as mesmas que Portugal conseguiu em 100 anos. No final da sua quarta e última presença na maior prova, Phelps despediu-se com o título na estafeta dos 4x100 metros estilos, encerrando o seu ciclo com 18 medalhas de ouro, duas de prata e outras tantas de bronze.

2013 - A canoísta portuguesa Joana Vasconcelos sagra-se vice-campeã do Mundo de sub-23 de K1 200, em Welland, Canadá, depois de o júnior Diogo Lopes ter conquistado também a prata na mesma distância.

          - O canoísta português Diogo Lopes sagra-se vice-campeão do Mundo de K1 200 de juniores, perdendo o ouro por nove milésimos de segundo em Welland, Canadá.

2015 - O sul-africano Cameron van der Burgh bate o recorde do mundo nas eliminatórias dos 50 metros bruços nos Mundiais disputados em Kazan, Rússia, ao nadar a distância em 26,62 segundos.

2017 - O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, inaugura a maior barragem do país, em Laúca, e lança a primeira pedra em Caculo Cabaça, que a vai superar, obras no rio Kwanza avaliadas em 7.500 milhões de euros.

           - Xanana Gusmão demite-se da presidência do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), assumindo responsabilidade pela derrota nas legislativas de Timor-Leste, e defende que o partido não deve entrar numa coligação de Governo e deve ser oposição.

2020 - Duas explosões sucessivas de materiais explosivos confiscados e armazenados há vários anos no porto de Beirute causam mais de uma centena de mortos e mais de 4.000 feridos. Cerca de 300.000 pessoas ficaram sem casa.

          - A Comissão Europeia aprova a criação do novo Banco Português de Fomento, no âmbito dos auxílios de Estado, que foi decidida pelo Governo em junho.

PENSAMENTO DO DIA:

As massas nunca se elevam ao padrão do seu melhor membro. Pelo contrário, degradam-se ao nível do pior Henry David Thoreau (1817-62), escritor e filósofo norte-americano.