Madeira

"Governo Regional continua a apostar na Economia do Mar", afirma o CDS

None

O Grupo Parlamentar do CDS-PP Madeira visitou, esta manhã, a APRAM e, após reunião com Eng.ª Paula Cabaço, Presidente do Conselho de Administração dos Portos da R.A.M., S.A., Lopes da Fonseca revelou que é com regozijo que, mais uma vez, vemos a Madeira nomeada para os “World Cruise Awards” na categoria de “Melhor Destino Europeu de Cruzeiros”, depois de ter vencido esta categoria pela primeira vez o ano passado.

Na nota de imprensa, o líder parlamentar do CDS afirma que, mais uma vez, esta nomeação é o reflexo do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos pela APRAM – Administração dos Portos e, também, pelos parceiros que com a APRAM trabalham, sempre com o propósito de transformar a nossa Região neste apelativo destino, em que as próprias companhias reconhecem que os Portos da Madeira são seguros, com plenas condições para os passageiros.

Lopes da Fonseca destaca que, este prémio foi atribuído à Região em 2022 muito pelo trabalho desenvolvido durante a pandemia, que obrigou a APRAM a uma reinvenção e adaptação constantes para poder responder às exigências do mercado. E deve-se, também, às normas de segurança e comodidade que foram criadas para que a Madeira pudesse continuar a atrair companhias de cruzeiros durante a pandemia, assim como à nova assinatura 'Your Safe Port', adotada em 2021, refletindo o posicionamento da marca. "Não esqueçamos que fomos o primeiro Porto nacional a abrir e dos primeiros a nível europeu", salienta.

“Quem trabalha na APRAM não trabalha para os galardões”, diz o centrista. No entanto, todos os madeirenses e portugueses no geral deveriam regozijar-se pelo facto de termos uma ilha atlântica ultraperiférica que consegue, através do seu Porto, ter este galardão. Isto é, sem dúvida, um mérito extraordinário que cabe reconhecer, quer ao Governo Regional pelo apoio que tem dado à APRAM através dos investimentos que têm sido feitos (cerca de 9 milhões de euros foram investidos nos Portos) e, muito por isso, os nossos Portos têm este reconhecimento das companhias de cruzeiro, colocando a Madeira como destino de referência, pois para além da visibilidade, este prémio posiciona-nos e diferencia-nos dos demais.

É importante dar a conhecer os números para que se perceba que o balanço é positivo. Neste sentido, Lopes da Fonseca refere que, neste período que terminou em Maio deste ano, “tivemos 557 mil passageiros, o maior número de sempre” e temos a ambição de, no próximo período (de Setembro de 2023 a Maio de 2024), termos ainda mais visitantes e mais companhias. Acrescenta ainda que, este ano, tivemos 20 escalas inaugurais que demonstram a confiança que as companhias têm em nós.

O líder parlamentar sublinha que a Madeira terá que equacionar o futuro. Havendo interesse em ter mais navios de cruzeiro a visitarem-nos, teremos que pensar nas condições que o Porto tem, pois sabemos que, neste momento, tem limitações. No seu entender, na próxima legislatura, o governo terá que pensar no investimento que deverá fazer no Porto do Funchal para podermos ter ainda mais navios de cruzeiro a visitarem a Madeira.

No comunicado desta iniciativa, fica a garantia de que o Governo Regional está empenhado em continuar a investir na Região, no âmbito da Economia Azul e, uma das particularidades da Economia Azul é a indústria dos cruzeiros.