Madeira

"Observatório vem colmatar lacuna na área científico-cultural da Madeira"

Investimento da CMF ascende a 95 mil euros

None
Foto André Ferreira/ CMF

O presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), Pedro Calado, inaugurou esta segunda-feira, 24 de Julho, a instalação do Observatório de Astronomia, localizado na Casa do Areeiro, no Parque Ecológico do Funchal. "Trata-se de um investimento de 95 mil euros, concretizado no âmbito do orçamento participativo da autarquia do Funchal", indica a autarquia.

Na ocasião, Pedro Calado, acompanhado dos vereadores Bruno Pereira e Helena leal, bem como do presidente da Assembleia Municipal, José Luis Nunes e da presidente da Junta de Freguesia do Monte, Idalina Silva, destacou a dinâmica de acção da Associação de Astrónomos Amadores da Madeira neste projecto, que conforme lembrou, começou a ser abordado na altura em que era vice-presidente do Governo Regional, mas que acabou por ser materializado pelo actual executivo da Câmara Municipal do Funchal, no âmbito de uma candidatura ao Orçamento Participativo, lançado em 2020.

"O Observatório vem colmatar uma lacuna na área científico-cultural da Madeira, a única Região do País que ainda não tinha esta relevante infraestrutura na economia social e científica", destaca a autarquia.

Localizado a cerca de 15 metros da Casa do Areeiro foi instalada a nova cúpula com 4 metros de diâmetro e robotizada, onde alberga o equipamento (telescópio) que permite o acompanhamento de cometas e asteroides.

Numa estrutura anexa à casa fica outro espaço dedicado à observação Astronómica direccionado para todo o público em geral, jovens alunos das escolas do Funchal, Universidade da Madeira, para além de grupos de turistas.

O presidente da autarquia do Funchal sublinhou que este investimento permite “abrir portas” a uma comunidade cientifica internacional, ou seja, “estamos a colocar a Madeira numa rota de investigação capaz de fazer trabalhos, quer dos chamados papers científicos que a nível universitário são bem qualificados e interessantes para desenvolver a actividade, mas também para uma comunidade educativa”.

Pedro Calado deixou ainda a “porta aberta” a novos investimentos para dar continuidade ao trabalho de investigação nesta área.

O Observatório e Parque de Astronomia do Funchal está integrado nas instalações pertencentes à CMF, mas será a Associação de Astrónomos Amadores da Madeira, liderada por Fernando Góis, a gerir o espaço.