Madeira

Coordenadores que vão participar na JMJ recebem curso de Suporte Básico de Vida

Acção de formação teórica e prática foi ministrada pelo Serviço Regional de Saúde (SESARAM)

Fotos DR/SESARAM
Fotos DR/SESARAM

Os coordenadores dos grupos de jovens da Região Autónoma da Madeira, que vão participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre 1 e 6 de Agosto, em Lisboa, receberam hoje a visita do secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, no Centro de Simulação Clínica da Madeira, onde fez-se a abertura do Curso de Suporte Básico de Vida que lhes está a ser ministrado.

São 29 elementos que estão a ter esta formação intensiva que "visa dotar os participantes de conhecimentos básicos de primeiros socorros para poder atuar em eventuais situações que possam ocorrer na JMJ", garante uma nota da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil. "Ao longo do dia de hoje, os participantes vão aprender conceitos e treinar a resposta a situações de saúde", explica.

Segundo o governante esta é uma "oportunidade de aumentar os conhecimentos numa área extremamente importante que permite ajudar os outros", reforçando que "este conhecimento que vão adquirir hoje é um conhecimento básico, mas que faz a diferença e pode fazer a diferença na JMJ", acrescentou, citado na nota.

Refira-se que a "JMJ deverá juntar em Lisboa 1,5 milhões de pessoas 'haverá muita concentração de pessoas' e como tal, maior será a possibilidade de acontecer incidentes/eventos relacionados com a área da saúde", frisam, pelo que para o governante "os conhecimentos adquiridos vão permitir uma atitude diferente, dar o primeiro passo na JMJ e em outros momentos no futuro", acredita Pedro Ramos.

Refira-se que a iniciativa contou com a presença do padre Carlos Almada, coordenador do Comité Organizador Diocesano, "a quem o governante mostrou total disponibilidade para continuar a dinamizar este tipo de formação dirigida à comunidade. Na RAM 'temos o projeto, um cidadão, um socorrista e quem faz a diferença são os próprios cidadãos com a melhoria da literacia em saúde em situações fundamentais'", finalizou.

A formação esteve a cargo da coordenadora do Centro de Simulação Clínica da Madeira, Regina Rodrigues, médica especialista em anestesiologia, e contou com a colaboração das médicas Catarina Lume, Mariana Luís, e dos enfermeiros Dino Fernandes e Sónia Vasconcelos.