Madeira

Dia do Concelho do Porto Moniz arranca com 'legado' da governação PS

None
Fotos Miguel Espada/ Aspress

A sessão solene do Dia do Concelho do Porto Moniz arrancou, pelas 11 horas deste sábado, 22 de Julho, no Espaço Multiusos do município.

Após a chegada das entidades regionais e actuação da banda municipal à entrada do recinto, as comemorações dos 188 anos do Porto Moniz, iniciaram-se com a exibição de um vídeo que recordou as principais 'obras' do executivo liderado há dez anos por Emanuel Câmara.

Manuais gratuitos para os estudantes dos vários ciclos de ensino, bolsas de estudo e reembolso de viagens dos estudantes deslocados foram algumas das medidas destacadas, salientando a atenção dedicada à Educação pela vereação socialista.

Noutras áreas, foi recordada a redução do IMI, o apoio à aquisição de medicamentos (no valor de 180 euros), a criação de um banco de ajudas técnicas para acamados, transporte para consultas e actividades destinadas à população sénior. 

No que toca ao envelhecimento activo, o vídeo relembrou ainda que está em construção a Universidade Sénior do Porto Moniz. A construção de caminhos agrícolas e recuperação de veredas, bem como a criação do primeiro trilho de BTT do país foram também mencionadas.

João Emanuel Silva Câmara, que dirige os destinos da freguesia, tem 62 anos e foi eleito a 29 de Setembro de 2013 pelo Partido Socialista, após duas décadas e cinco derrotas nas autárquicas (1993, 1997, 2001, 2005, 2009).

O município do Porto Moniz é composto por quatro freguesias, - Porto Moniz, Seixal, Achadas da Cruz e Ribeira da Janela -, num total de 82,93 km² de área. O concelho tem 2.517 habitantes, de acordo com os Censos de 2021.

Porto Moniz quer reforçar a atractividade do concelho com a revisão do PDM

Em entrevista ao DIÁRIO, Emanuel Câmara reforça o objectivo de captar investimento e população para o município.