Madeira

Vítor Kley, José Cid, Gisela João e Dá/Cá na 'ementa' da Semana Gastronómica de Machico

A apresentação decorreu, esta manhã, no salão nobre da Câmara Municipal

None
Foto Miguel Espada/ASPRESS

A 36.ª edição da Semana Gastronómica de Machico começa na próxima sexta-feira, 28 de Julho, e decorre até 6 de Agosto.

A apresentação decorreu, esta manhã, no salão nobre da Câmara Municipal.

Este ano, e tal como o DIÁRIO já havia noticiado, actua Vítor Kley no primeiro dia do evento, seguindo-se Dá/Cá - projecto de tributo aos AC/DC a 1 de Agosto, José Cid a 2 de Agosto e, por fim, Gisela João a 3 de Agosto.

A ‘gastronómica’ contará ainda na ‘ementa’ com a artista brasileira Bianca, voz de ‘Ai Preto’ e ‘Tudo no Sigilo’, a 4 de Agosto, seguindo-se Augusto, DJ oficial da cantora brasileira Anitta, que põe música a 5 de Agosto. Ambos vêm por intermédio do grupo Café do Teatro. Do alinhamento do certame faz também parte o DJ Nélio Fabrício, além de outros artistas regionais, como Garcias, Tiago Sena, 4Litro, Miro Freitas, João Quintino, Pedro Freitas, Márcio Amaro, entre tantos outros.

“No que toca à animação, temos um programa diversificado, como tem sido hábito, e durante 10 dias o evento contará com cabeças-de-cartaz internacionais e nacionais, [...] além dos artistas regionais de várias géneros musicais, incluindo filarmónicas, folclore, cantares tradicionais, tunas e DJs”.  Presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco

Este ano, o conceituado evento contará com 22 stands, entre restaurantes, bares, snack bares, associações sem fins lucrativos e ainda cinco pequenos balcões de comes e bebes. 

Ricardo Franco disse que “este é o maior evento de gastronomia da Região” - e o mais antigo da Madeira -  que "tem por objectivo promover a gastronomia em especial os pratos típicos da Madeira, com enfoque em Machico", sendo igualmente "um forte contributo para a promoção sociocultural do concelho". 

Entre as novidades deste ano, destaque para o projecto 'Time for Grill', em parceria com o grupo 'Vidinha', que consiste num encontro de chefs, que apresentarão, durante os 10 dias do certame, uma experiência gastronómica, através da confecção e recriação de pratos, com produtos regionais e locais. 

Esta será uma oportunidade para vermos os chefs a trabalhar, com propostas diferenciadoras daquilo que tem vindo a ser hábito em termos de consumo na Semana Gastronómica".  Ricardo Franco 

À semelhança do ano passado haverão duas sessões de cozinha ao vivo, um festival de cocktails e a corrida da bandeja. 

Franco destacou ainda o facto de o evento ter sido contemplado, no ano passado, com o Selo da Sustentabilidade em matéria ambiental, assim como no que toca à higiene e segurança alimentar e no trabalho. Algo que é para manter.

“Queremos naturalmente manter este estatuto e este galardão, considerando mesmo que a Semana Gastronómica de Machico é o primeiro evento da RAM e talvez ainda o único a atingir esta certificação, sendo para nós um orgulho”, sublinhou.

O investimento desta edição ronda os 300 mil euros, um valor superior ao do ano passado "devido ao aumento exponencial de preços" e "à especulação", sobretudo "após a pandemia e o conflito entre a Rússia e a Ucrânia". 

Nota-se que há um aumento muito grande, em termos orçamentais, de muitos dos serviços e dos produtos que adquirimos para a Semana Gastronómica".  Ricardo Franco 

Este ano também são esperadas muitas pessoas no certame. 

"Esta é uma estimativa muitas vezes difícil de fazer a olho nu. Queremos ver se, no próximo ano, conseguimos identificar a média de pessoas que comparece no espaço, através de uma das entidades habilitada para o efeito, mas para este ano arriscaria a uma média de 80 a 100 mil", concluiu.