Madeira

Lugar de Baixo sem água durante várias horas

Interrupção motivou muitas queixas dos munícipes nas redes sociais

Foto Hélder Santos/ASPRESS
Foto Hélder Santos/ASPRESS

O Lugar de Baixo, na Ponta do Sol, ficou sem água potável durante largas horas. Residentes, turistas hospedados em unidades de alojamento local e empresários ligados à restauração sofreram na pele o corte repentino no abastecimento, verificado às 19 horas, e muitos não calaram a revolta nas redes sociais, manifestando o seu profundo desagrado na página de Facebook do Município.

Nas redes sociais, a autarquia já vinha a apelar à população, ao longo da semana, para que se  moderasse o consumo de água e verificasse eventuais fugas da água nas propriedades.

"Informamos que a ARM reduziu drasticamente o fornecimento de água potável à Ponta do Sol e que não está a ser suficiente para os consumos que habitualmente existem. A Câmara Municipal da Ponta do Sol é totalmente alheia a esta decisão. Neste momento está a ser afectado o abastecimento de água nos sítios do Lombo da Casada e Lugar de Baixo, mas poderão existir outros pontos do Município onde a falta de água poderá se sentir", pode ler-se na nota publicada.

A Águas e Resíduos da Madeira deixou o aviso, na última quarta-feira, de que "a manterem-se os volumes fornecidos" de água à Ponta do Sol seria expectável que o reservatório da Levada do Poiso atingisse o seu nível mínimo e, consequentemente, faltasse água em alguns pontos do concelho.

ARM alerta para risco de falta de água na Ponta do Sol

Em comunicado enviado à comunicação social, a Águas e Resíduos da Madeira (ARM) refere que verificou, nas últimas semanas, um fornecimento de água "muito acima do habitual a alguns reservatórios que abastecem o Concelho da Ponta do Sol", tendo alertado o município para esta situação.

Apesar de a ARM estar a fornecer a este reservatório municipal um volume de água superior ao habitual, os volumes que saem para a rede de distribuição são superiores aos que entram no reservatório, o que evidencia a existência de novas fugas (significativas) nas redes, pelo que recomenda à autarquia esforços no sentido de as identificar e reparar rapidamente. Águas e Resíduos da Madeira

Depois do aviso, a Câmara Municipal prontificou-se em comunicar que as suas equipas foram para o terreno e passaram a noite de quinta-feira ao serviço "fechando válvulas de abastecimento com o propósito de reduzir perdas e repor os níveis de água do reservatório".

"Lembramos que o reservatório da Levada do Poiso está no limite, causado pelo aparente excesso de consumo e pela redução do caudal fornecido pela ARM com o propósito de baixar consumos", explicou o Município.

Nos vários relatos partilhados nas redes sociais existem casos de ponta-solenses que acabaram por ter de tomar banho nas habitações de familiares, tendo ficado, inclusivamente, privados do cozinhar. Até à meia-noite ainda não havia sinal de uma gota de água na localidade.