Regionais 2023 Madeira

Iniciativa Liberal quer incentivar empreendedorismo na Educação, comunidade e empresas

Duarte Gouveia, candidato n.° 3 da lista Iniciativa Liberal Madeira
Duarte Gouveia, candidato n.° 3 da lista Iniciativa Liberal Madeira

A candidatura da Iniciativa Liberal Madeira (IL) às eleições regionais de 24 Setembro, afirmou hoje que quer fazer do empreendedorismo “uma parte integral” da sua ambição, apoiando “o seu desenvolvimento no nosso sistema educacional, nas nossas comunidades e no comportamento empresarial”.

“Facilitar o acesso ao financiamento, sem que isso se torne facilitismo; desburocratizar procedimentos na criação de negócios; premiar os projectos que implementem a criação de postos de trabalho; apoiar o empreendedorismo com impostos mais baixos; reformular os programas de apoio à internacionalização, para que funcionem de forma eficaz e não como aumentos de burocracia”, são algumas das medidas defendidas pela IL neste campo, referiu o partido na sequência de uma reunião com a Startup Madeira.

“A Iniciativa Liberal tem grande interesse em programas desta natureza, que envolvam empreendedorismo e incubação de projectos. Empreendedorismo significa mais empregos, mais opções, melhores padrões de vida e comunidades mais vibrantes e ligadas entre si”, sublinhou Duarte Gouveia, o n.° 3 da Iniciativa Liberal Madeira, citado em nota de imprensa.

“Urge acabar com uma cultura de aversão ao risco e medo do fracasso. Fazer valer que o futuro merece o experimentar”, reforçou o candidato, reiterando o objectivo de “criar condições para que a Região Autónoma da Madeira se torne um local de eleição para ‘startups’ internacionais de alta qualidade”.

Para tal, torna-se necessário “aumentar a atractividade para investidores e empreendedores estrangeiros, através da criação de programas de investimento”, acrescentou.

“Permitir o uso criativo do mesmo espaço, com fluxos de negócio diversificados de modo a maximizar os ganhos e a minorar as despesas”, “proporcionar às empresas, recursos que lhes permitam levar os seus negócios para um nível mais elevado”, nomeadamente através da formação e “promover o empreendedorismo rural” foram outras das medidas defendidas pela IL nesta campo.