Madeira

Núcleo de Empreendedorismo do ISAL toma posse esta terça-feira

None

O Núcleo de Empreendedorismo do Instituto Superior de Administração e Línguas (ISAL) para o triénio 2023-2026 toma posse na próxima terça-feira, amanhã. A presidência está a cargo de Sancha de Campanella, Vice-Diretora Geral do ISAL, que conta com uma Comissão Científica, presidida por Élvio Camacho e constituída pelos Diretores de Departamento da instituição de ensino.

De acordo com nota à imprensa, este núcleo 

foi instituído em agosto de 2021 pelo ISAL, com a finalidade de fomentar a educação e a cultura empreendedora, a transferência de conhecimento e aplicação prática do saber em produção, e processos e serviços em prol do desenvolvimento económico e social, numa perspetiva de sustentabilidade.

Este Núcleo assume um papel preponderante no seio da instituição, uma vez que almeja estimular o empreendedorismo nos seus docentes, investigadores e discentes, através de sinergias entre a realidade académica, pública e empresarial. Estes objetivos vão ao encontro da missão do ISAL, que visa promover o desenvolvimento pessoal e académico dos discentes, fornecendo-lhes as competências e os recursos necessários para se tornarem agentes de mudança e criadores de negócios sustentáveis, inovadores e socialmente responsáveis.

O Núcleo atua em cinco áreas principais, nomeadamente a formação, a consultoria, a mentoria, o apoio técnico e as atividades de incubação de empresas. Na vertente do ensino e da formação, promove workshops, palestras e encontros que fomentam o empreendedorismo e a inovação e que complementam necessidades de conhecimento. Ao nível da investigação, não fosse este um dos pilares do ISAL, o Núcleo incentiva e desenvolve atividades e projetos de investigação em empreendedorismo e áreas afins. No âmbito comunitário, o Núcleo participa em atividades de apoio à comunidade, estabelece parcerias com os órgãos locais e promove intercâmbios.

Importa referir que esta iniciativa é pioneira a nível regional, tendo o NE-ISAL sido o primeiro núcleo de empreendedorismo criado a nível académico na Região Autónoma da Madeira. Já a nível nacional, Sancha de Campanella afirma que a estratégia de inovação e empreendedorismo do ISAL “está alinhada com a Estratégia Nacional para o Empreendedorismo 2020-2030, estabelecida pelo governo português, que visa promover o empreendedorismo como motor de desenvolvimento económico e social, estimulando a criação e o crescimento de empresas inovadoras em Portugal”.

Esta iniciativa está igualmente em consonância com a União Europeia, nomeadamente no que toca ao seu Plano de Ação “Empreendedorismo 2020”, e contribui para a prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

A estratégia de criação de uma cultura empreendedora no ISAL traduz-se sobretudo na educação para o empreendedorismo e no apoio ao empreendedorismo, através do desenvolvimento de parcerias com outras instituições de ensino e empresas europeias, e da participação em programas de mobilidade e colaboração internacional.

Sancha de Campanella, Vice-Diretora Geral do ISAL e Presidente do NE-ISAL, destaca que “ainda que não seja um centro ou incubadora de empresas, o Núcleo de Empreendedorismo do ISAL pretende apoiar o desenvolvimento de start-ups e inovações empresariais e sociais, facilitando a transferência de conhecimento para o sector empresarial, fortalecendo assim a relação entre o ISAL e o setor empresarial, assim como fomentando o desenvolvimento económico e promovendo a empregabilidade”.