País

Infarmed já recebeu auditoria ao INEM e vai "analisar a situação"

None

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) anunciou hoje que vai analisar as situações detetadas numa auditoria interna ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que apontou falhas no armazenamento de medicamentos.

"O Infarmed encontra-se em contacto com o INEM, no âmbito da habitual e regular colaboração que mantém com as várias entidades. O INEM já remeteu o respetivo relatório, sendo que o Infarmed irá agora analisar a situação", adiantou o regulador em comunicado.

Em causa está uma auditoria que apontou falhas no armazenamento de medicamentos e concluiu que o instituto não garante que todos os consumíveis estão dentro da validade, o que pode por em perigo a segurança dos doentes.

Esta auditoria interna, efetuada entre os dias 23 de maio e 07 de junho e a que a Lusa teve acesso, concluiu também que o INEM "não garante a utilização responsável e segura dos medicamentos pelos profissionais".

Entre outras conclusões, que incluem a falta de controlo de pragas, sobretudo num dos armazéns onde são guardados consumíveis e medicação para distribuição a nível nacional, os peritos apontam o dedo à forma como os medicamentos estão guardados em alguns locais.

No armazém dos medicamentos, "o frigorífico encontrava-se sobrelotado, não cumprindo as condições ideais de armazenamento, já que não garante a circulação do ar refrigerado a todos os medicamentos devido à falta de espaço entre medicamentos", refere o relatório da auditoria.

O INEM já garantiu que as situações apontadas na auditoria já foram ou estão a ser alvo de correção e sublinhou que se tratou de "situações pontuais".

"As situações identificadas em auditoria realizada pelo próprio INEM já foram e/ou estão a ser alvo de correção. Trata-se de situações pontuais, numa auditoria realizada por amostragem, que não podem generalizar-se a todo o instituto", referiu o INEM, numa resposta enviada à Lusa.