Depressão Óscar Madeira

IPMA confirma "precipitação histórica na Madeira"

Em 24 horas foi registado 609.8 mm de precipitação, "um recorde nacional"

None

Conforme o DIÁRIO já noticiou, a precipitação forte e persistente causada pela Depressão Óscar na ilha da Madeira atingiu valores nunca antes registados no País. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) confirma que "os valores correspondem a novos máximos históricos de precipitação em Portugal". 

"Foi registado um novo máximo histórico de precipitação, 497.5 mm, para o período das 09 às 09 UTC, sendo este o maior valor de precipitação registado na rede Nacional de estações meteorológicas, o qual constitui um recorde nacional. Também, um novo máximo de precipitação em 24 horas foi igualmente registado na estação do Chão do Areeiro, 609.8 mm, entre as 14:30 UTC do dia 5 e as 14:40 UTC do dia 6", refere o IPMA em nota emitida. 

Nunca choveu tanto na Madeira como nas últimas 24 horas no Areeiro

521 litros por metro quadrado acumulados no Chão do Areeiro é recorde de precipitação


Durante a passagem do Óscar pela Madeira, o vento soprou forte do quadrante sul, com rajadas de 100 km/h, nas terras altas e 80 km/h nas regiões costeiras. 

O extremo absoluto diário da precipitação Nacional, associado à depressão OSCAR, é agora 497,5 mm, sendo que o anterior era de 346, 8 mm, registado em Abril de 2008, informa o serviço nacional meteorológico.