Artigos

Membro Honorário da Ordem de Mérito

1. A 10 de junho de 2022, o Presidente da República distinguiu o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira EPERAM, SESARAM, com o título de Membro Honorário da Ordem de Mérito. A Enfermeira Ana Gouveia, Adjunta para os Cuidados de Saúde Primários e o médico especialista de saúde pública Maurício Melim, foram distinguidos com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito.

Decorrido um ano, chama-se à memória estes 3 reconhecimentos para lembrar que o serviço público de saúde na Madeira passou o teste de credibilidade, de competência e de profissionalismo de todos os que vestem a camisola do serviço público de saúde.

2. A 1 de junho de 2023 celebrou-se os 20 anos da criação da entidade pública empresarial constituída pelo Decreto Legislativo Regional 9/2003/M de 27 de maio, para o serviço de saúde na RAM.

A junção de centros de saúde e hospitais numa única entidade gestora, traduziu o caminho formal para a uniformização do serviço público centrado no utente. Ao longo destes anos, os sectores privado e social, também fizeram o seu percurso. Hoje a Região está servida de uma boa resposta, de todo o Sistema de Saúde, para o qual contribui o trabalho de profissionais de saúde, alguns só no sector privado, mas a maioria no sector público e privado.

20 anos depois, impõe-se reflectir sobre o que temos em todo o sistema, sobre as parcerias público privadas que podem ou devem ser assumidas como resposta em benefício do utente, sem preconceitos, e ainda e sobre a relação com outras unidades de saúde fora da RAM.

3. Em 20 anos, pela instituição pública SESARAM passaram e passam milhões de euros para assegurar a massa salarial, hoje de mais de 6 mil funcionários, para pagar impostos e contribuições ao Estado; para comprar equipamentos e garantir a sua manutenção; para assegurar as mais de 2000 refeições completas, servidas diariamente; para tratamento de roupa, numa média de mais de 2000 lençóis por dia; para as centenas de transportes de utentes, mais de 700 serviços nalguns dias; passam centenas de jovens em estágios académicos e curriculares nas profissões da saúde; passam milhares de euros para pagar formações e para assegurar a renovação de quadros com o internato médico.

Passa tanta coisa, mas não passa pela cabeça de nenhuma alma viva, fora da gestão diária clínica e não clínica, o que é verdadeiramente o dia-a-dia de um hospital ou de um centro de saúde. O SESARAM é Membro Honorário da Ordem de Mérito, pelo bem merecer, de todos os que trabalham para cuidar das pessoas.