A Guerra Mundo

Sem apoio da Hungria, parlamentos da UE impõem condições para reatar relações com Rússia

None

Os representantes dos parlamentos da União Europeia acordaram impor condições para restabelecer uma "relação elementar" com a Rússia depois da invasão da Ucrânia, desde logo que assuma responsabilidades por danos e crimes de guerra.

"Não será possível retomar uma relação elementar com a Federação Russa até que esta assuma a sua responsabilidade pelos danos e crimes de guerra cometidos em território ucraniano, em conformidade com o direito internacional", assinala-se na declaração final da Conferência de presidentes dos parlamentos da União Europeia, que hoje termina em Praga, República Checa.

Dos 27 pontos da declaração final, 13 estão relacionados com a invasão russa da Ucrânia, classificada como "brutal e insidiosa", para além de uma "flagrante violação da Carta das Nações Unidas", refere a EFE.

O documento foi subscrito pelos presidentes, ou seus representantes, de 37 parlamentos de 26 Estados-membros da União Europeia, assim como pela presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, e presidentes ou seus representantes de oito países candidatos à União Europeia.

Uma nota de rodapé da declaração final indica que "algumas partes" da conclusões finais do encontro de Praga "não refletem a opinião maioritária" do parlamento da Hungria.

Na introdução das conclusões afirma-se que "se reconhece que devido a posições constitucionais certos Parlamentos e Câmaras não podem diretamente associar-se a afirmações políticas substantivas e que, por isso, não devem ser vistos a indicar apoio específico a todas as secções" do documento.

"Ainda assim, em nome dos seus Parlamentos e Câmaras, reconhecem a importãncia dos assuntos abordados e das intenções dos colegas ao propôr caminhos específicos para avançar", acrescenta ainda a introdução da declaração final, sobre a salvaguarda apresentada pelo parlamento húngaro.

O ataque à Ucrânia "constitui um ataque direto às fundações da segurança europeia contruídas após a Segunda Guerra Mundial", recordam os signatários do documento hoje assinado, lembrando ainda que "oito Estados-membros da União Europeia são vizinhos diretos da Federação Russa ou da invadida Ucrânia", o que gerou uma crise de segurança.

Reconhece-se ainda o direito inalienável da Ucrânia a defenderse da agressão russa e a negociar o fim da guerra nos seus próprios termos, o que supõe respeitar o plano de paz de dez pontos do presidente ucraniano Volodymir Zelensky, entre os quais respeitar a integridade territorial do país.

Pede-se também que se mantenha a pressão sobre a Rússia com sanções para reduzir as suas receitas provenientes do comércio com países democráticos, debilitando assim as suas capacidades militares.

Condena-se ainda o recente acordo entre Moscovo e Minsk (Bielorrússia) para a deslocação de armas nucleares táticas para territorio bielorrusso, vizinho da Polónia, Lituânia e Letónia, três membros da União Europeia.

Os signatários congratulam-se com o fornecimento de armas à Ucrânia e destacam que graças a estas armas, e à entrega de munições, Kiev foi capaz de defender-se até hoje contra a agressão russa.

Apesar de uma tentativa para introduzir um ponto sobre cessar-fogo na declaração, isso foi rejeitado pelo representante ucraniano Ruslan Stefanchuk.