DNOTICIAS.PT
Madeira

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência leva PAN a apresentar voto de congratulação

None

O PAN Madeira deu entrada na Assembleia, a um voto de congratulação a todas as associações e entidades que assinalaram o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Esta data é celebrada a 3 de dezembro, tendo sido proclamada pelas Nações Unidas em 1992 e assinalada anualmente com diversas iniciativas, com o objetivo de promover os direitos e bem-estar das pessoas com deficiência, na sociedade e a sua participação nos vários domínios social, cultural, económico e político.

O mote deste ano é, “Unidos na Ação para recuperar e alcançar os ODS, para, com e por pessoas com deficiência”, procurando que a população ganhe consciência sobre os benefícios decorrentes da integração de pessoas com deficiência em todos os aspetos da vida política, social, económica e cultural.

"Também na Região Autónoma da Madeira, Associações e Entidades Governamentais assinalam anualmente esta data, com várias iniciativas não só no dia 3 mas ao longo do mês de dezembro. Esta data é incluída também na agenda de iniciativas dos 16 dias de ativismo, que iniciam a 25 de novembro (Dia Internacional Pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres) e que termina a 10 de dezembro, com o Dia Internacional dos Direitos Humanos.", refere a deputada Mónica Freitas, do Partido Pessoas-Animais-Natureza

O PAN tem no seu programa eleitoral previstas medidas de combate à exclusão social para pessoas com deficiência, nomeadamente no reforço de investimentos para implementação de projetos locais de promoção da vida independente e a garantia de financiamento para os bancos  de produtos de apoio para pessoas com deficiência.

Apesar da Agenda 2030, e dos diversos esforços governamentais e da sociedade civil, há ainda um longo caminho por percorrer nestas matérias, que exigem um olhar sério sobre um paradigma global que alie as diferentes áreas de atuação do governo, na melhoria das respostas sociais, a desburocratização dos procedimentos, criação de condições técnicas para acompanhamento no terreno, promoção de melhores oportunidades de autonomização e na construção de cidades, além de mais sustentáveis, mais inclusivas.

"O PAN congratula, neste sentido, todas as associações e demais entidades que desempenham um papel fulcral nestas áreas, com a dinamização de projetos, os apoios que disponibilizam ao nível da mobilidade e transporte, a criação de oportunidades de participação em eventos de cariz diferenciados e na atribuição de produtos de apoio e implementação de programas de integração no âmbito da formação e emprego. Esta deve ser uma aposta constante, sendo necessário reforçar os apoios às associações de terreno, que complementam o trabalho do Governo nestas matérias e são uma mais-valia no trabalho de proximidade com a população."