DNOTICIAS.PT
Explicador Madeira

Como funcionam os ‘World Travel Awards’ que a Madeira já venceu 9 vezes consecutivas?

Região tem vindo a ser eleita como o ‘Melhor Destino Insular do Mundo’

None

Os ‘World Travel Awards’ são uma marca registada, criada em 1993, que desde então tem vindo a galardoar várias entidades no sector do turismo, hotelaria e das viagens. A Madeira já foi eleita, por 9 vezes, como o ‘Melhor Destino Insular do Mundo’, mas como funciona essa votação?

Todos os anos, a marca realiza várias galas pelos diversos continentes, elegendo os vencedores regionais, sendo que estas eleições culminam com a grande gala final, que em 2023 aconteceu ontem, no Dubai. Nessa festa são então eleitos os vencedores a nível mundial. No caso da Madeira, em Setembro já tinha vencido na categoria de ‘Melhor Destino Insular da Europa’.

Madeira 'Melhor Destino Insular da Europa' pela 9.ª vez

A Madeira acaba de vencer o prémio ‘Melhor Destino Insular da Europa’ (‘Europe's Leading Island Destination’) dos ‘World Travel Awards'. Trata-se da nona vez que a Região conquista a distinção. 

Como funciona?

Os prémios são atribuídos em três categorias: Nacional, Regional (continentes) e Mundial.

No caso da gala final, com os candidatos mundiais, estão na corrida os vencedores nas categorias regionais e ainda outros aprovados pela organização. Na edição deste ano, na categoria de Melhor Destino Insular, estavam na corrida juntamente com a Madeira outros 19 destinos: Bali (Indonésia), Barbados, Ilhas Cook, Creta (Grécia), Fiji (Oceano Pacífico), Filipinas, Havai (EUA), Ilhas Turcas e Caicos (Caraíbas), Jamaica (Caraíbas), Ilha Little Corn (Nicarágua), Maldivas (Oceano Índico), Mallorca (Espanha), Maurícias (Oceano Índico), Santa Lúcia (Caraíbas), Sardenha (Itália), Seychelles (Oceano Índico), Singapura, Tahiti e Zanzibar (Tanzânia).

O processo de votação decorre on-line, dividindo-se em votos padrão, que recolhem contributos dos cidadãos; e votos por parte de profissionais deste sector. O ‘upgrade’ de categoria de votante é feito através do próprio site, cuja inscrição carece do endereço de email e, no caso dos profissionais, os dados referentes à sua empresa.

As votações para esta final mundial decorreram entre os dias 16 de Outubro e 17 de Novembro, revelando uma grande campanha nos diversos países participantes, a fim de verem reconhecida a excelência do destino. Aliás, a aposta de muitos governos passa por uma campanha de apelo ao voto, muitas vezes através das redes sociais e recorrendo a caras conhecidas. No caso madeirense, o futebolista Cristiano Ronaldo chegou a apelar ao voto na Madeira como melhor destino insular europeu, utilizando as redes sociais, partilhando vídeos e fotografias.

Ronaldo apela ao voto na Madeira como 'Melhor Ilha Europeia 2020'

O futebolista madeirense Cristiano Ronaldo recorreu às redes sociais para apelar ao voto na Madeira como Melhor Ilha Europeia 2020.

Em que anos venceu a Madeira?

A Madeira é a vencedora na categoria de ‘Melhor Destino Insular do Mundo’ desde 2015. A nossa Região apenas começou a fazer parte desta competição em 2013, ganhando o primeiro prémio dois anos depois.

O Aeroporto Internacional da Madeira - Cristiano Ronaldo ostentava orgulhosamente os galardões recebidos pela Região.

Que outros prémios são entregues pela marca?

São vários os prémios atribuídos por esta marca. Além deste, também promove os ‘World Casino Awards’, ‘World Culinary Awards’, ‘World Golf Awards’, ‘World Mice Awards’, ‘World Ski Awards’, ‘World Spa Awards’, ‘World Travel Tech Awards’ e ainda o ‘World Cruise Awards’. No caso deste último, a Madeira foi ‘Melhor Destino de Cruzeiros da Europa 2023’, um galardão entregue em Setembro. "Esta distinção é para nós, e para a região, um grande orgulho, reflectindo o sucesso da estratégia levada a cabo pelo Governo Regional da Madeira, através da APRAM, S.A., reconstruindo a confiança dos turistas de cruzeiros, estimulando a procura e mantendo a região no topo das preferências do turismo de cruzeiro internacional", afirmava Rui Barreto, secretário com a tutela dos portos, aquando da distinção.