DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Associação Orquestra Clássica da Madeira apresenta concerto 'Música Italiana para o Santíssimo Natal'

None

É já no sábado que a Associação Orquestra Clássica da Madeira (AOCM) apresenta o concerto 'Música Italiana para o Santíssimo Natal', pelas 11h30, na Igreja de São Bento - Ribeira Brava. 

Com obras de compositores italianos do séc. XVII e XVIII, o Funchal Baroque Ensemble (FBE) é o grupo protagonista deste concerto com direcção artística de Giancarlo Mongelli.

Em programa está o Concerto Grosso op. 6 nº 10 de Arcangelo Corelli (1653-1713), o Concerto para flauta bisel em Fá Maior de Giuseppe Sammartini (1693-1750), com a solista Sara Faria na flauta de bisel, o Concerto Grosso 'Per il Santissimo Natale' op. 3 nº 12 de Francesco Onofrio Manfredini (1684-1762) e o Concerto para cordas RV 121 em ré maior de Antonio Vivaldi (1678-1741).

"Para este evento, o FBE apresenta-se com nove elementos, entre eles quatro jovens e talentosos músicos que, neste momento, estão a aperfeiçoar os seus conhecimentos musicais e instrumentais em universidades no continente português e no estrangeiro. Desta forma, a AOCM proporciona a oportunidade de dar palco a jovens estudantes de música madeirenses", revela uma nota dirigida à imprensa. 

O FBE fica composto pelos seguintes músicos:  Sara Faria -  flautas de bisel; Olga Samara, Gabriela Lopes, Luís Jardim, Maria Elisa Abreu -  violinos; João Gabriel Marcos  -  viola d’arco; László Szepesi  -  violoncelo; Eduardo Caldeira - contrabaixo; e Giancarlo Mongelli - cravo e direcção musical.

Com 'Música Italiana para o Santíssimo Natal', a AOCM encerra a sua actividade de 2023, bem como o seu ciclo de música barroca com chave de ouro. Com audição do repertório proposto, num sítio com a acústica adequada para este tipo de ensemble, o ouvinte é transportado para o ambiente social natalício dos séculos XVII e XVIII.

Este concerto, com entrada gratuita, é resultado de um protocolo assinado com a Secretaria Regional de Turismo e Cultura através da Direção Regional da Cultura e conta também com o apoio da Diocese do Funchal.