DNOTICIAS.PT
Artigos

Contos de Natal para Ler em Família

O Natal é uma altura festiva especial e a mais desejada pelas crianças, sendo fortemente marcada por dias mágicos, conquistando o coração não só dos pequenos, como dos graúdos. Para os adultos, o Natal é uma época alicerçada em grandes tradições e repleta de momentos com muitas recordações infantis escondidas dentro de cada um, enquanto que para as crianças, o Natal é uma época mística, emotiva e cheia de magia, gerando alegria, euforia e ansiedade por imaginarem as prendas que poderão ser deixadas pelo “Pai Natal”.

Em toda a época natalícia são várias as comemorações, as convivências familiares e tradições vivenciadas: visita aos presépios, confeção de broas, bolos, construção do presépio, reuniões familiares, decoração das casas… e como a criançada está de interrupção escolar tem mais tempo para vivenciar estes momentos e para a diversão familiar, por isso esta é a altura ideal para efetuar a leitura de livros.

Os livros são uma excelente opção para presentear qualquer criança no Natal e os Contos de Natal são perfeitos para serem explorados em família. Os pais, os irmãos mais velhos, os tios, os primos, os avós podem compartilhar essa fantasia e magia dos livros onde aparecem personagens personificadas: duendes, pai natal, fadas, gnomos, soldadinhos..., dando a esta época natalícia um intenso brilho, cor e magia, tornando-a numa festa ainda mais especial e única.

Os Contos de Natal são textos narrativos que podem ser acompanhados por canções, por pequenas prendas, ou até mesmo anexam um adereço caraterístico desta época festiva: estrelas, gorro, bandolete com corninhos de rena, com pais natais, sinos, luzes, bonecos de neve, receitas de culinária, canções, figuras de anjos, de reis magos… que terminam com uma lição vincada com valores morais bastante marcados nesta época natalícia: o carinho, a fraternidade, o respeito, o amor, a generosidade, a compaixão, em que é incutido o valor da partilha com os mais pobres e desfavorecidos. As lições extraídas dos Contos de Natal são fulcrais para a vida e devem ser veiculadas desde cedo, de modo que fiquem sedimentadas desde a infância e possam perdurar pela vida.

Os contos são um ótimo recurso para transmitir lições às crianças, onde também poderão incutir sentimentos mais tristes, nomeadamente o egoísmo, a indiferença, o desprezo, a cobiça, a ganância, o consumismo exagerado, sensibilizando-as para terem um olhar mais democrático e humano.

Ler Contos de Natal ajuda a desenvolver a criatividade das crianças, levando-as ao mundo imaginário, onde aprendem novas palavras, outros hábitos e tradições e a vivenciar esta época natalícia com maior intensidade, fé, paz e solidariedade. A leitura destas histórias com temas natalícios fortalece os sentimentos de pertença e de amizade, aprimorando as relações afetivas com os familiares, metamorfoseando cada leitura num momento único e místico.

Também através da leitura dos Contos de Natal as crianças ficam a conhecer a essência/ a origem da celebração, assim como as tradições desta festa cristã.

Atendendo que os livros são recursos ricos de aprendizagens é importante conhecer algumas sugestões de leituras para esta quadra natalícia que podem ser lidas em família: “A noite de Natal” de Sophia de Mello Breyner Andresen; “A avó Natalina-Um conto para os adultos viverem e contarem às crianças”, de Fátima Murta; “ O Natal do Elmer”,de David McKee, “ O Cavaleiro da Dinamarca” de Sophia de Mello Breyner Andresen; “Do que mais gosto no Natal”, de Ellie Hattie; “Uma canção de Natal” de Tatiama Gouveia; “Porque colocamos estrelas nas árvores de Natal”, de Nádia Heppell, “Ninguém dá prendas ao Pai Natal”, de Ana Saldanha;…

Não menos importante, convém não esquecer as lendas alusivas a esta época natalícia, onde se destacam a “Lenda do pinheiro de Natal”, “A lenda da vela de Natal”, entre outras…

Nas livrarias, nas cadeias de supermercado encontramos uma panóplia de contos que podem ser lidos na cama, no sofá envolvidos numa manta quentinha, junto ao calor da lareira nos dias frios de inverno desta época natalícia, acompanhados com um cacau, ou um chá e com iguarias caraterísticas desta época.

O Natal está chegando e nada melhor do que oferecer livros com um bom conto de Natal à criançada. Certamente será uma prenda que não ficará esquecida, se a leitura for feita em família. Naturalmente que a intensidade do espírito natalício ficará ainda mais gravado na memória da pequenada, graças ao poder das palavras e das ilustrações dos livros de contos que marcarão com momentos puros de encanto, magia e verdadeira emoção!