“O grande problema dos portugueses são os rendimentos muito baixos”
Pedro Siza Vieira, Sénior Partner da PLMJ, na conferência ‘O Mundo em 2024’
“O grande problema dos portugueses é que os rendimentos são muito baixos”, admitiu Pedro Siza Vieira, Sénior Partner da PLMJ, na conferência ‘O Mundo em 2024’.
Um das razões que encontra para a inversão da política monetária imposta pelo Banco Central Europeu resulta do facto de “estarmos todos tão habituados a pagar tão pouco dinheiro pelo dinheiro que nos era disponibilizado”, e o resultado está à vista na zona Euro. “A inflacção cresceu muito depressa, mas também baixou ainda mais depressa”, concluiu.
Olhando à realidade do país, o ex-Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital reconhece que “o rendimento das pessoas tem de crescer”. Mas para que isso seja possível, Siza Vieira apontou alguns requisitos, nomeadamente, “fazer de forma diferente, com mais eficiência”.
“Precisamos de empresas com maior escala, mais inovadoras” e com “capacidade de internacionalização”, porque num mercado tão pequeno como é Portugal, “só se cresce para mercados externos”.
Para que isso seja possível, “é preciso um alinhamento muito grande entre a administração pública, a sociedade e as empresas”, defende o ‘agora’ advogado.