DNOTICIAS.PT
Madeira

'24 Hour Comics Day' passa pelo Centro de Juventude do Funchal

None

Este fim-de-semana, o Centro de Juventude do Funchal recebe o '24 Hour Comics Day', juntando jovens artistas e entusiastas da banda desenhada para um desafio de 24 horas onde os participantes são incentivados a criar uma BD com 24 páginas.

O evento terá início às 10 horas de sábado e terminará às 10 horas de domingo, informa a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia.

Na edição deste ano está confirmada a presença de 20 participantes, que têm total liberdade criativa quanto a temas, estilos ou técnicas de desenho.

À semelhança das edições anteriores, os melhores trabalhos serão enviados para a 'Billy Ireland Cartoon Library & Museum', da Ohio State University, integrando assim a coleção oficial dedicada ao evento.

Esta iniciativa global é celebrada anualmente no primeiro fim-de-semana de Outubro e tem as suas raízes num desafio lançado por Scott McCloud a Steve Bisette (ambos cartunistas), em 1990. No ano 2004, Nat Gertler deu-lhe amplitude mundial, envolvendo diversas instituições, entre as quais bibliotecas e lojas de BD. O Funchal tem o privilégio de ter sido a primeira cidade portuguesa a aderir a este evento, tendo iniciado a sua participação em 7 de outubro de 2006, através de uma parceria entre a Direção Regional da Juventude e a Livraria Sétima Dimensão. Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia