DNOTICIAS.PT
Madeira

PSD culpa executivo nacional pela falta de voos directos entre Porto Santo e o continente no Inverno

A deputada Carla Rosado foi a porta-voz do grupo parlamentar do PSD. FOTO ASSEMBLEIA DA MADEIRA
A deputada Carla Rosado foi a porta-voz do grupo parlamentar do PSD. FOTO ASSEMBLEIA DA MADEIRA

O grupo parlamentar do PSD responsabilizou, esta tarde, o Governo da República pela falta de ligações aéreas directas entre o Porto Santo e Portugal continental durante todo o ano, acusando o executivo de António Costa de actuar com menosprezo e desleixo nesta questão. A crítica à falta de continuidade territorial, expressa através de comunicado, acontece no fim-de-semana em que se realizou a última ligação aérea da TAP entre o continente e a ‘ilha dourada’.

Na citada nota são citadas críticas da deputada portossantense Carla Rosado, que lamenta que o Porto Santo, de novo, “seja prejudicado por não haver uma ligação directa com o continente durante todo o ano, que deveria ser assegurada pela TAP, a tal companhia aérea de bandeira nacional, com o intuito primeiro de esbater os efeitos da dupla insularidade e da sazonalidade”.

Na avaliação da porta-voz ‘laranja’, o governo de António Costa e o PS nada têm feito para melhorar esta realidade, atrasando mesmo o desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira, particularmente o da ilha do Porto Santo. “Mais uma vez, a República marginalizou a ilha do Porto Santo e não respeitou o princípio da continuidade territorial, demonstrando total desconsideração pela população local e falta de interesse no que diz respeito à mobilidade de residentes e ao desenvolvimento turístico, tão importante para a economia local, criação de postos de trabalho e abertura a novos nichos de mercado, sobretudo numa altura e num ano em que todas as unidades hoteleiras locais estão a funcionar na época baixa”, disse Carla Rosado.

No mesmo comunicado elogia-se o Governo Regional, “por tudo o que tem feito para dinamizar a mobilidade inter-ilhas”, dando o exemplo da implementação do "Subsídio Social de Mobilidade". Já “o Governo de António Costa, apoiado pelo PS Madeira, apenas tem-se pautado por uma conduta de silêncio e menosprezo, desleixando-se, não só face a esta ligação direta com o Continente, mas também, por exemplo, no que concerne à rota Porto Santo/Funchal/Porto Santo, cujos procedimentos são marcados por atrasos recorrentes”, conclui o grupo social-democrata.