DNOTICIAS.PT
Madeira

'Corrida das Mulheres' no próximo sábado, 28 de Outubro

Esta é uma iniciativa que se repete todos os anos, no Funchal. 
Esta é uma iniciativa que se repete todos os anos, no Funchal. , Foto Arquivo

No próximo sábado, 28 de Outubro, o centro da cidade do Funchal será palco de mais uma edição da 'Corrida das Mulheres', uma prova de atletismo de solidariedade, promovida pelo Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro. 

A corrida deste ano, a 16.ª, tem como madrinha Mariana Fernandes.

A partida está agendada para as 16h45, junto à Sé Catedral do Funchal.

Esta prova tem por objectivo sensibilizar para o importância do rastreio do cancro da mama, tendo por intuito a angariação de fundos para a prevenção e apoiar os doentes com esta patoplogia. O donativo das inscrições será entregue ao Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Os interessados em participar podem fazer a sua inscrição e adquirir a sua t-shirt, na Loja Solidária do NRM-LPCC, na rua da Hortas, n.º 10; nas Delegações do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro; junto da Associação de Atletismo da Madeira; ou durante todo o dia de 28 de Outubro, no local da prova, junto à Sé Catedral do Funchal.

Esta é uma iniciativa que se insere nas actividades do 'Outubro rosa', na Região. 

Este movimento nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama. Desde então, por todo o Mundo, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres e os homens com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área.

O cancro da mama é um relevante problema de saúde pública. Segundo os dados estatísticos mais recentes (Globocan, 2021), o cancro da mama é o mais frequente (prevalente) em Portugal e em todo Mundo.

No nosso País, anualmente são detectados cerca de 7.000 novos casos de cancro da mama, e 1.800 mulheres morrem com esta doença.