DNOTICIAS.PT
Artigos

Obrigada

Eternamente grata pela vossa amizade, pelo vosso respeito, pela vossa camaradagem. Foram 4 longos anos que – como canta o outro – só nós é que sabemos

Entre os sentimentos positivos e negativos que marcam as vivências em todas as organizações conquistamos o afeto daqueles que nos recebem; o agrado daqueles com quem partilhamos dias de trabalho; a alegria pelas conquistas que são resultado do trabalho de todos; recebemos ânimo e força para novas lutas e desafios diárias, sem nunca perder o comprometimento para com a causa que estas organizações servem.

Na Saúde é isto e muito mais.

A determinação e ensinamentos dos que me acompanharam desde 15 de novembro de 2019 no SESARAM ajudaram-me neste percurso cuja dinâmica diária, tornou cada dia um desafio.

A realização profissional dos que nos acompanham nesses desafios, permite a nossa própria realização porque ninguém faz nada sozinho. Ao mesmo tempo o respeito e a responsabilidade pelas tarefas que assumimos, exige serenidade para os momentos de crise, determinação e engenho para soluções e não teorias do “complicómetro”.

Os diferentes desafios da gestão da Saúde na Região Autónoma da Madeira e as suas diferentes fases podem ser sintetizados em 4. A primeira, com a sua descentralização e proximidade concelhia, com a existência de centros de saúde em todos os concelhos; a segunda, com a atração de Profissionais para a Ilha e a motivação e vocação dos jovens da terra. A terceira, com o surgimento de mais respostas nas diferentes especialidades, pelas novas valências que a Região passa a ter. A quarta, com o potencial de crescimento com a modernização, aliada à ciência, inovação e tecnologia que traduz melhorias na resposta em Saúde.

O grande desafio de construção de um Novo Hospital é uma realidade. Ao mesmo tempo a prioridade da Humanização coloca desafios diários a quem perante maiores exigências, tem maiores responsabilidades.

Neste momento de despedida não posso deixar de fazer, publicamente, um agradecimento e reconhecimento a todos os que me acompanharam. É impossível nomear todos. Neste campo da Humanização deixo um expresso Obrigado à equipa do Gabinete de Apoio à Família no Serviço de Urgência do Funchal. Verdadeiros gestores de emoções. As suas, as dos doentes, as dos familiares dos doentes, as dos amigos dos doentes, as dos Profissionais. Sim. Todos têm emoções. Ali naquele perímetro hospitalar existem sentimentos e emoções. Difícil é conciliar uns e outros.

Não posso deixar de dizer o Obrigado ao Grande Senhor que assumiu as funções de Enfermeiro Diretor José Manuel Ornelas e ao Grande Senhor que assumiu as funções de Diretor Clinico do SESARAM Dr. Júlio Nóbrega. Obviamente ao Grande Senhor Dr. Pedro Ramos, que, como Secretário Regional da tutela mas sobretudo como Conselheiro, esteve sempre presente.

Eternamente grata pela vossa amizade, pelo vosso respeito, pela vossa camaradagem. Foram 4 longos anos que – como canta o outro – só nós é que sabemos.