DNOTICIAS.PT
Madeira

Pedro Calado defende aposta nos transportes públicos gratuitos no Funchal

Autarca está em Lisboa onde participou no Portugal Smart Cities Summit

None
Foto DR

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, afirmou que uma das apostas de futuro para o Funchal passa pelos transportes gratuitos, realçando que esta é uma mais-valia para a  população, destacando também a importância de se ter transportes públicos mais sustentáveis, mais pequenos e com maior números de frequências.  

O discurso foi feito hoje, em Lisboa, durante a nona edição do Portugal Smarte Cities Summit, onde o autarca do Funchal participou no primeiro painel: 'Cidades inteligentes e sustentáveis: a realidade, os projectos e os desafios, das autarquias'.

Calado revelou as medidas que serão adoptadas, com transportes públicos gratuitos para os jovens até aos 23 e para os cidadãos com mais de 65 anos. E, para quem tiver mais de 75 anos, haverá quatro viagens de táxi entre 10 e 12 euros cada, conforme nota enviada pela autarquia.

Na sua intervenção, o presidente da CMF voltou a reiterar a importância de não se importar 'esquemas pré-definidos ou idealizados em outras cidades', isto por causa das especificidades de cada urbe, tendo apontado o caso do Funchal e de algumas das  suas características, desde o envelhecimento da população residente, aos números da população visitante, bem como à orografia particularmente difícil, situação que coloca, como realçou, "problemas na mobilidade eléctrica".

Investimos quase dois milhões de euros no CIGMA, que recolhe toda a informação do que se passa no Funchal, com 32 câmaras de vigilância instaladas e vamos ter mais 80 no final do primeiro semestre. Um investimento todo pago pela câmara, mas as imagens só podem ser visionadas pelas PSP. Para que queremos as câmaras?! Não para um 'big brother', mas para ter a cidade mais segura. Em Jersey, a polícia tem esse sistema e funciona às mil maravilhas. Pedro Calado, presidente CMF