Madeira

Meios de socorro espalhados pelo Funchal para acudir "o mais rapidamente possível"

Sapadores colocam 32 bombeiros em diversos pontos da capital madeirense

Foto Arquivo
Foto Arquivo

Todo o dispositivo de socorro dos Bombeiros Sapadores do Funchal ficará no exterior e será colocado, sensivelmente, à Cota 200 "para acudir acima ou abaixo". Segundo o comandante da corporação, José Minas, o mesmo acontece com a Cruz Vermelha e os Bombeiros Voluntários Madeirenses.

Os vários elementos, nomeadamente 32 bombeiros, vão ficar "todos posicionados" num determinado "posto de fogo" e alguns, dada a proximidade, terão "postos abrangentes, ou seja, protegem esse posto e os postos ao lado", também porque não existem "meios ou veículos para cobrir" cada um dos mais de 20 postos de fogo.

Em declarações à Antena 1 Madeira, José Minas clarifica que relativamente aos anos transactos será "praticamente o mesmo dispositivo" na rua, mas há um reforço dos meios pesados.

Teremos oito veículos pesados de combate a incêndios e auto-tanques colocados no exterior do quartel, tal como as ambulâncias, uma delas com serviço exclusivo ao Parque de Santa Catarina, visto que prevemos que haja uma grande concentração no local (...) podemos acudir o mais rapidamente possível, porque teremos problemas de mobilidade, principalmente após o lançamento do fogo. José Minas

Mesmo com todos os meios no exterior, haverá um pequeno dispositivo no quartel "para acudir a acidentes de viação" ou outras situações. "Portanto, teremos 32 bombeiros no exterior comandados por um dos adjuntos dos Sapadores", acrescentou.

Também no quartel será montado um posto de coordenação de toda a envolvência ao espectáculo pirotécnico, através do Serviço Municipal de Protecção Civil, "que vai congregar essas entidades, inclusive a Policia de Segurança Pública, que fará o policiamento normal durante a noite".