Patrocinado MADEIRA OPTICS

Observação de estrelas - Poluição Ligeira e como geri-la.

None Ver Galeria

Se estiver interessado em observar as estrelas, pode ser uma barreira, ou pelo menos difícil aceder a áreas da Madeira com baixos níveis de poluição luminosa para lhe dar a melhor oportunidade de ter uma grande vista do céu nocturno. Sabemos que não é fácil observar a nossa galáxia a partir do meio de uma cidade, mas é possível.

Não é necessário viajar até ao topo do Pico do Arieiro ou até à Ponta de São Lourenço para ter uma óptima vista da Lua, Estação Espacial Internacional, ou Júpiter. Com um pouco de planeamento, pode vislumbrar estes espantosos pontos de vista de casa (ou das redondezas).

Normalmente, a poluição luminosa de áreas densamente povoadas pode ser proibitiva, mas dependendo das condições meteorológicas e da sua capacidade de encontrar um bom local, pode ser surpreendido com os resultados. O conselho geral é que se coloque o mais alto possível acima dos edifícios circundantes e tente minimizar o máximo possível a luz que o rodeia.

Se está apenas a começar o seu passatempo Stargazing (observação de estrelas), pode tentar várias experiências que não lhe custarão uma fortuna. Um telescópio é útil e dar-lhe-á os melhores resultados, mas não precisa de se apressar a comprar um kit dispendioso.

Normalmente é muito fácil estudar a Lua, Saturno, e algumas das luas de Júpiter usando um par de binóculos. É importante que tenha uma linha de visão clara e evite árvores e edifícios que possam bloquear a sua visão.

Porque é que a poluição luminosa é um problema para os Stargazers e os Astrónomos?

A poluição luminosa é a luz indesejada que se projeta para o céu noturno. Faz a atmosfera da terra mais brilhante, acima da fonte e afoga a luz de objectos fracos como galáxias e nebulosas. Isto resulta normalmente de luzes de rua em vilas e cidades mal concebidas e ineficientes. Estes aparelhos de luz dispersam a luz acima do plano horizontal e têm um impacto significativo na astronomia.

A poluição luminosa também pode ser ampliada pela poluição atmosférica. Poeira, fumo, emissões de veículos e da indústria contribuem para a dispersão das radiações ligadas ao céu, iluminando ainda mais o nosso céu.  

Os astrónomos e os Stargazers podem evitar a poluição luminosa viajando para áreas com céu escuro, longe de localizações urbanas, que são a fonte da maior parte da poluição luminosa e atmosférica.

Como posso encontrar o local certo?

Antes de começar, precisa de planear a sua noite com antecedência. Isto aumentará as probabilidades de sucesso. Faça algumas pesquisas e tome nota de áreas nas suas redondezas que possam oferecer a melhor oportunidade. Se estiver numa área edificada, como Funchal, Santa Cruz, ou Calheta, então procure algumas áreas acessíveis, acima de edifícios. O truque é encontrar o maior pedaço de céu ou elevar-se o mais alto que puder, afastado das luzes citadinas. Uma janela de sótão, um telhado, as janelas dos andares superiores ou um parque local (especialmente nos arredores de uma cidade ou vila) podem funcionar bem como pontos de vantagem.

O tempo, e a época do ano, desempenham um grande papel na visibilidade acima das áreas edificadas. No Verão, as vilas e cidades armazenam calor durante o dia, que é libertado após o pôr-do-sol. Isto causa neblina e humidade que podem interferir com as suas observações.

Antes de ir, escolha uma noite fria e sem nuvens. Observar com a lua cheia pode ser extremamente agradável, mas para observações em outras partes do céu, uma noite sem lua oferecerá uma experiência melhor. As noites de Inverno tendem a ser melhores do que as de Verão, uma vez que se cria menos neblina noturna.

Onde quer que escolha a sua localização, certifique-se de que se mantém quente e seguro.

Poderá também levar uma máquina fotográfica e ler o nosso guia para fotografar o céu noturno antes de partir.

Evite a poluição luminosa

Ao observar as estrelas, é importante permitir que os seus olhos se adaptem à luz disponível, a luz artificial de uma cidade pode tornar isto difícil, e é por isso que recomendamos que se afaste o mais possível, ou que fique o mais alto possível acima destas fontes de luz. A poluição luminosa nem sempre é o brilho laranja criado por uma área urbana, pode também ser uma luz de rua próxima ou o ecrã do seu smartphone. Portanto, esteja atento a todas as fontes de luz à sua volta e faça o seu melhor para minimizar o impacto destas nas suas observações.

Se não conseguir desligar o seu smartphone, tente descarregar ou ativar um filtro de luz vermelha (ou modo nocturno), o que lhe permitirá ver o seu ecrã sem forçar os seus olhos se reajustarem ao escuro.

As definições de acessibilidade do iOS permitem-lhe alterar as cores do seu telefone, ou pode mesmo utilizar o antigo celofane vermelho sobre o ecrã.

Após o "Set-Up".

Após encontrar a sua localização, ter confirmado que as condições meteorológicas são favoráveis e montado o seu equipamento, dê a si próprio 15 minutos para que os seus olhos se adaptem ao escuro. Mantenha o seu smartphone no bolso e evite utilizar tochas ou fogueiras. Seja paciente, certamente que compensa.

Como sabe o que deve procurar?

Ao longo do calendário lunar, a lua é fácil de detectar. Pode sempre pesquisar online para ver o ciclo lunar actual ou descobrir quando é prevista a próxima chuva de meteoros.

Quando se trata de olhar as estrelas, as oportunidades são infinitas. Há milhares e milhares de milhões de estrelas no espaço, e pode vê-las a olho nu, basta olhar para cima numa noite clara. Pode observá-las à sua vontade ou descarregar uma aplicação para o seu smartphone que irá identificar as estrelas e constelações.

Recomendamos algo como SkyView, Sky Guide, ou Night Sky. Todas estas são aplicações gratuitas de Android e iOS que apresentam uma tonelada de funcionalidades. Basta apontar o seu smartphone na direção da sua observação e clicar nas estrelas ou constelações para saber tudo sobre elas. 

Pode também usar o website da NASA para seguir a posição da Estação Espacial Internacional, que é um dos objetos mais brilhantes do nosso céu noturno.

As 88 constelações nomeadas estão em constante movimento no céu, e cada uma delas é visível em diferentes alturas do ano. O que poderá ver varia de acordo com o seu País e a época do ano, pelo que aconselhamos uma pesquisa antecipada.

Se estiver realmente interessado em capturar estrelas cadentes, pode instalar uma câmara especial de CCTV no exterior da sua casa para gravar o céu nocturno. Há também um recurso de câmaras fixas em todo o mundo que gravam o céu nocturno, por isso consulte o programa All Sky da NASA para ver imagens ao vivo do nosso céu e do nosso sistema solar.

Pode iniciar a sua própria câmara de deteção de meteoros em qualquer parte da Europa. Montar a sua própria câmara custa entre 500 e 800 euros, mas existem outras formas de vislumbrar a magia extraterrestre.

Ideias para os astrónomos principiantes e em início de actividade na Madeira

No Funchal, instale-se no Parque de Santa Catarina. Por vezes, o parque pode estar fechado aos visitantes durante a noite, por isso esteja atento a isto e verifique com antecedência. Pode também instalar-se junto à pequena capela, Capela de Santa Catarina.

Na Ponta do Garajau, junto à estátua de Cristo Rei, encontra-se perto de áreas povoadas e é acessível a todas as horas do dia. Tenha cuidado ao visitar estas áreas à noite e leve um farol ou lanterna para iluminar o caminho pedestre que se encontra à sua frente.

Acima de Santa Luzia, Miradouro dos Marmeleiros é um miradouro na estrada que conduz aos Jardins do Monte Palace. Aqui, no alto do Funchal, terá uma vista desobstruída do céu noturno e estará acima da maior parte da poluição luminosa. Ainda há luzes de rua na área circundante. Também o recomendamos como um ótimo local para assistir à exibição de fogo-de-artifício na véspera de Ano Novo.

A Oeste do Funchal, é possível explorar o Pico da Cruz. Esta estrada parte de São Martinho acima da Ajuda que oferece vistas para Sul sobre o oceano. Um óptimo local, apenas a cinco minutos de carro do centro do Funchal, que lhe pode oferecer paz e sossego, uma verdadeira fuga à poluição luminosa da cidade.

Como posso começar a olhar para as estrelas e observar o céu nocturno?

Como mencionamos anteriormente, um conjunto de binóculos é por vezes tudo o que precisa para observar a Lua e alguns dos Planetas da nossa Galáxia. Se quiser actualizar o seu equipamento e investir num telescópio, então visite a única loja da Madeira dedicada ao fornecimento do melhor equipamento óptico, incluindo Telescópios, Monoculares, Binóculos, Microscópios e Lunetas.

Madeira Optics, Zoom'n'Joy está localizada no centro do Funchal, Rua das Pretas N-90, Loja N-1, 9000-049. Temos uma vasta gama de telescópios de marcas como Levenhuk, Bresser, Discover e National Geographic. Os instrumentos disponíveis são adequados para iniciantes e experientes.

Encontre-nos online, encomende em www.madeiraoptics.com e veja a nossa gama completa de instrumentos e acessórios óticos.

www.madeiraoptics.com

Facebook: MadeiraOptics

Instagram: @madeira_optics

Tel.: +351 291 622 971

WhatsApp: +351 924 485 850