Madeira

PAN saúda funchalenses e critica executivo PSD/CDS na CMF

None

No dia em que a cidade do Funchal comemora mais um aniversário, o PAN Funchal  emitiu um comunicado não só para saudar todos os funchalenses, mas também para tecer críticas ao executivo PSD/CDS liderado por Pedro Calado.

Neste dia especial mandamos um enorme abraço aos funchalenses espalhados pelo mundo, ao longo da nossa História, em condições difíceis, souberam manter vivas as nossas memórias, a nossa cultura e a nossa identidade. O Funchal representa o que a Madeira tem de melhor nas suas gentes trabalhadoras e nas suas soberbas paisagens que vão do mar à serra, mas, sendo um Município tão assimétrico, enfrenta desafios e problemas para os quais temos de encontrar respostas e soluções. PAN Funchal

Diz o partido que há pouco menos de um ano a Assembleia Municipal do Funchal definiu as grandes opções do plano e o orçamento para este ano.

Uma discussão onde o executivo apresentou o seu programa, assente num vasto número de promessas e os seus objectivos legítimos para quem ganhou pelos votos. Um projecto que nos apresentaram como de futuro e que tornaria o Funchal uma cidade mais próxima do cidadão, mais amiga dos empresários, mais sustentável e mais empreendedora. Um projeto que se dizia agregador e facilitador da vida dos cidadãos, mas que se apresenta como de "bandeirinha", "cartão" e destruidor da obra edificada. PAN Funchal

O PAN Funchal recorda que, na noite eleitoral, "foi eleito um presidente da câmara que disse: 'Podem começar a apontar num papelinho as promessas que vamos cumprir. Daqui a quatro anos, o nosso programa vai estar inteiramente realizado. Essa é uma promessa nossa. Vamos cumprir tudo aquilo que prometemos'".

O PAN Madeira, como o presidente da Câmara, "também queria uma cidade do Funchal mais empreendedora, mais sustentável, mais próxima do cidadão". "Mas também queríamos ter uma cidade do Funchal mais limpa, mais verde, mais humana e mais organizada. Gostávamos de ter efectivamente o Funchal sempre à frente", diz.

E usando a expressão do nome da coligação, o PAN Funchal passa a elencar uma série de críticas:

Porque ter o Funchal sempre à frente não é só organizar e proteger os locais por onde passa a procissão. É preciso olhar também para a cidade escondida dos olhares de quem nos visita e perceber toda uma cidade que necessita de intervenção profunda. Ter o Funchal sempre à frente é reabilitar e criar condições para que os jovens estudantes e as jovens famílias possam arrendar casa a preços competitivos regressando à cidade que os viu nascer. Ter o Funchal sempre à frente é apoiar ainda mais aqueles que infelizmente vivem sem condições, na mais triste solidão; Ter o Funchal sempre à frente é criar dinâmicas culturais que nos elevem a um lugar de excelência e de referência na oferta cultural e de lazer. Ter o Funchal sempre à frente é ter águas límpidas e uma cidade verde e despoluída; Ter o Funchal sempre à frente não é amanhecer com a morte prostrada nas ribeiras praças e ruelas; Ter o Funchal sempre à frente é, em articulação com as juntas de freguesia, os autarcas de proximidade por excelência, dar-lhes competência mas sobretudo recursos para que sejam eles também decisores de uma política integrada de desenvolvimento sustentável e de progresso. Ter o Funchal sempre à frente é optar entre fazer obras espampanantes e organizar concertos para a elite ou apoiar projectos comunitários e a realização de obras que não se vêem, mas que podem revelar-se de grande utilidade e optar por estas. Para o bem da cidade é importante que neste aspecto se resista e se avance para que se possa servir melhor os funchalenses e a cidade. Ter o Funchal sempre à frente é atrair talento, é alimentar o sonho do amanhã ser melhor do que o hoje, porque cada família, cada pai, cada adolescente funchalense, sente que o jogo está viciado, que não é pelo talento e pelo trabalho que se ascende na vida, que o mérito não chega, que é preciso conhecer as pessoas certas, que é preciso ter os amigos certos, que é preciso ter o cartão certo e que é preciso nascer na família certa; Ter o Funchal sempre à frente é fazer de tudo para garantir que a segurança e a protecção dos cidadãos e de todos aqueles que ajudam a construir a cidade seja uma realidade efectiva – que não têm feito Sr. Presidente a cidade vive em episódios recorrentes de violência que muito afectam a vida daqueles que cá vivem e cá trabalham. Ter o Funchal sempre à frente é reduzir o fosso entre os eleitos, e a generalidade dos cidadãos. PAN Funchal

O PAN lembra que, já nesta legislatura, propôs entre outras medidas, "que o Funchal fosse uma cidade mais transparente (menos propensa à Corrupção), mas o CDS (compreensivelmente) e o PSD chumbaram na Assembleia Municipal do Funchal as recomendações do PAN".

O PAN Madeira considera que a corrupção é um problema real e grave, que está disseminado: "E sabendo o PAN Madeira que a justiça é lenta, também sabemos que a classe política não se tem empenhado o suficiente a enfrentá-la. A corrupção não é apenas o roubo dos dinheiros de todos nós - é colocar cada jovem da Nazaré, do Canto do Muro ou da Quinta Falcão, mais longe dos seus sonhos".

Neste dia da cidade do Funchal, o PAN Madeira considera que seria importante ao reflectirmos sobre o estado da cidade responder a algumas questões em específico:

1º - Estamos de facto melhor ou pior? 2º - Temos ou não uma cidade melhor. 3º - A Câmara Municipal presta ou não um melhor serviço aos funchalenses? 4ª - Queremos uma cidade evoluída, uma cidade resiliente, uma cidade sustentável? 5ª - Queremos ou não uma cidade que crie oportunidades de desenvolvimento e riqueza para todos? 6ª - Queremos uma cidade onde investir não seja apenas um ato de amor, mas uma racionalidade económica? Se é isso que todos queremos então é tempo, então, de ser ousado e de pensar fora da caixa. PAN Funchal

É deixa claro que é tempo de "equacionar políticas estruturantes para que efectivamente não fique tudo na mesma – para além da propaganda de chavões – tão ao gosto do Governo Regional ou das entrevistas a pedido do Sr. Presidente da Câmara do Funchal".

E termina olhando para o futuro:

Os funchalenses perguntam-se hoje se o Funchal é ou não um município com uma sustentabilidade ambiental-social e económico estável e equilibrada. Os dados estatísticos dão-nos razões para acreditar que não. Aquilo que nos é pedido, sejamos defensores de causas (como nós no PAN) de direita ou de esquerda, é que possamos dar aos cidadãos confiança, algo em que acreditar, que alimentemos um sentimento comum de um amanhã melhor, que ofereçamos um objectivo claro à nossa comunidade E esse é o grande desafio do nosso Município: projectar um futuro melhor para as e os funchalenses PAN Funchal