Patrocinado NEWFOOD

Stresse? Quem nunca?

Numa sociedade cada vez exigente e que nos conduz para uma vida mais agitada e desafiante, não é assim tão incomum ouvirmos falar de stresse. Mas será que sabemos ao certo do que falamos quando se trata de stresse?

None Ver Galeria

Muitas vezes visto como o vilão da nossa história, o stresse é definido pela Organização Mundial de Saúde como uma reação natural do organismo a situações de perigo e/ou de ameaça. É o nome dado a um mecanismo interno que tem como função principal colocar-nos em estado de alerta e que pode conduzir a um conjunto de alterações físicas e emocionais. O seu principal objetivo é fazer-nos ultrapassar períodos de grande demanda sem que nos sintamos constantemente sob ataque.

Quando experienciado por períodos curtos até pode ser positivo, contudo, quando se torna crónico pode tornar-se num grande problema e tudo por conta de duas hormonas, a adrenalina e o cortisol. Porquê?

A ativação, a longo prazo, do sistema de resposta ao stresse e a superexposição ao cortisol e a outras hormonas relacionadas com o stresse podem em muito afetar o correto funcionamento do nosso organismo. Como consequência, situações de ansiedade, depressão, alterações no sono, tensão muscular, problemas digestivos, falta de energia, distúrbios de memória e de concentração e alterações no peso podem ocorrer.

Uma alimentação equilibrada, associada à prática de exercício físico pode ser sempre uma boa forma de tentar contornar os períodos de stresse e evitar o excesso de cortisol no organismo, contudo, poderá não ser suficiente. Nestes casos, a toma de um suplemento alimentar composto por vitaminas e minerais que ajudem a equilibrar o estado energético, psicológico e mental podem ser sempre uma boa opção. Porém, as opções não se ficam por aqui. Já ouviu falar no Ginseng, na Rhodiola ou na Maca? São plantas de utilização milenar, tradicionalmente utilizadas pelas suas características adaptogénicas que permitem aumentar a resistência do organismo ao stresse.

Na Newfood encontra estes e muitos outros suplementos que têm como principal objetivo contribuir para uma vida com mais qualidade.

Se tiver qualquer dúvida, contacte-nos!

Estamos disponíveis em www.newfood.pt ou em [email protected]

Cuide de si, ligue-se a nós!