Madeira

Bruno Melim afirma que os jovens são "agentes da transformação ambiental na Região"

None

O grupo parlamentar do PSD visitou, hoje, no âmbito do Roteiro da Juventude, uma das embarcações atracadas na Lota do Funchal para sublinhar que a Região assume um papel de liderança nas questões ambientes e destacou ainda a participação activa dos mais jovens nesta questão.

Em comunicado, o deputado Bruno Melim, afirma que os jovens têm sido "agentes transformadores da mudança liderando temas como a preservação do meio ambiente e da biodiversidade dos mares, assim como, também, o combate ao lixo marinho e os desafios decorrentes das alterações climáticas".

Hoje, a Região tem práticas, nomeadamente no que diz respeito a estas matérias, que devem orgulhar os mais jovens e que decorrem, também, da sensibilização levada a cabo nas nossas escolas”. Bruno Melim.

Lembrou ainda a existência de "inúmeros projectos europeus" que "envolvem, sensibilizam e motivam a juventude madeirense para a mudança no paradigma ambiental" e que, ao longo dos anos, os jovens da Região procuram estar informados nas componentes ambientais. Destacou o contributo “que as associações e mesmo as empresas têm assumido na formação e na sensibilização dos seus quadros”.

“Assistir a esta mudança e a esta liderança é a concretização de que não temos uma Europa a duas velocidades e de que só somos ultraperiféricos naquilo que são as distâncias geográficas, até porque os nossos jovens estão na liderança destes temas”, disse o deputado do PSD.

A descarbonização e a redução das emissões de CO2, entre muitos outros, são temas discutidos tanto pelos jovens da Madeira, mas também do país e da Europa.

As novas gerações estão, hoje, mais preparadas e sensibilizadas para estas questões e têm um efectivo contributo a prestar para que, em conjunto com as autoridades governamentais, possamos continuar a fazer da Madeira uma Ilha mais verde, mais sustentável e com mais condições de futuro”. Bruno Melim.

O deputado evidenciou a importância de projectos como a Reserva Natural das Ilhas Selvagens ou da renovação do capital natural da Região como exemplos de uma estratégia bem-sucedida que tem vindo a ser desenvolvida e deve continuar, cujo saldo é positivo.