Madeira

Clínica Arriaga recebe primeiro curso de Implantologia guiada em Portugal

None

O objectivo do curso é que a reabilitação na área da Prótese em Medicina Dentária seja capaz de imitar a natureza, tanto em termos estéticos como funcionais ao longo do tempo

O curso que decorre agora na Clínica Arriaga, o primeiro da sua natureza em Portugal, engloba quatro dias de actividade clínica, com 38 cirurgias e a colocação de mais de 100 implantes, onde os participantes têm a oportunidade de tratar os pacientes utilizando conceitos, técnicas e dispositivos desenvolvidos no âmbito do curso.

André Macedo, responsável pela reabilitação oral da Clínica Arriaga é um dos formadores do curso. Participam também no curso Teresa Vieira e João Pedro, que pertencem à área de reabilitação oral da Clínica Arriaga. Este curso é realizado em parceria com a Digital4ALL.

Neste método destaca-se o processo da colheita de dados, o planeamento, a produção acabando no procedimento cirúrgico. A fase de planeamento implica o desenho 3D do objectivo do tratamento, a projecção de elementos artificiais que o irão suportar e a concepção dos dispositivos médicos que os irão auxiliar a colocar, nas suas posições projectadas.

A colocação de implantes guiados e a cirurgia regenerativa guiada constituem os meios mais eficazes e tecnologicamente evoluídos de executar uma cirurgia reversa e proteticamente guiada. Segundo a Clínica Arriaga, "a cirurgia guiada representa uma ferramenta essencial na optimização de resultados, melhoria de pós-operatórios e na satisfação do paciente."