Desporto

Ty Judson e Esperanza Barrera são os vencedores do Madeira Island SUP Challenge

Ty Judson, vencedor nos masculinos.
Esperanza Barrera a cortar a meta.
Fotos DR/Madeira Island SUP Challenge/Facebook  Ver Galeria
Ty Judson, vencedor nos masculinos.

Pelo segundo ano consecutivo, a prova rainha do Madeira Island SUP Challenge, que integra uma etapa do ‘Grand Slam’ do circuito europeu Eurotour da modalidade, voltou a ser muito emocionante, com excelentes prestações por parte de todos os atletas em prova.

No percurso de 12 quilómetros que se desenrolou na baía do Funchal, com passagens pela sede do Clube Naval do Funchal, na Quinta Calaça, e o complexo balnear da Barreirinha, o australiano Ty Judson sagrou-se o grande vencedor após 1:07:00 horas. No segundo lugar ficou o vencedor da primeira edição, que se realizou no ano passado, o italiano Leonard Nika, com 1:08:03 horas e a terceira posição foi conquistada pelo húngaro Daniel Hasulxo com 1:08:03 horas. De salientar ainda que o melhor português em competição foi o madeirense Tomás Lacerda, que cruzou a meta na sétima posição com 1:14:04 horas.

No sector feminino, Esperanza Barreras não defraudou as expectativas e comprovou o porquê de ser, actualmente, a campeã mundial da modalidade. A espanhola, da QR Training, foi, claramente, mais forte que toda a concorrência e colocou o seu nome na história do evento, ao realizar o percurso em 1:14:40 horas. Na segunda posição surgiu Petronella Van Malsen, da equipa Mistral, com 1:21:08 horas. E atrás da atleta holandesa, com a diferença de apenas dez segundos surgiu a alemã Susanne Lier. Ao nível da armada tuga, Verónica Silva, do Clube Naval do Funchal, foi a melhor em prova, conseguindo o sexto lugar com 1:30:29 horas.

Na elite Júnior, que percorreu a mesma distância de 12 quilómetros, o madeirense João Olim, foi o mais rápido. O actual líder do ranking nacional sub-18 de SUP Race, alcançou o tempo de 1:14:37 horas, sendo mesmo o oitavo mais rápido na classificativa geral. Na segunda posição ficou Francisco Pestana, do Clube Naval do Funchal, com 1:19:22 horas e, por fim, o terceiro mais rápido foi Pedro Abreu, do Ludens Clube Machico, com 1:22:22 horas.

No sector feminino, a madeirense Leonor Jardim, do Centro Treino Mar, foi a única atleta em competição, percorrendo a distância em 1:35:39 horas, alcançado também a sétima posição da geral.

A consagração dos campeões das diversas provas e categorias acontecerá amanhã pelas horas, no Village do Madeira Island SUP Challenge, localizado no Centro Náutico de São Lázaro, no cais 7 do Porto do Funchal.

Organizado pelo Clube Naval do Funchal (CNF) e o DIÁRIO de Notícias, o Madeira Island SUP Challenge integra pelo segundo ano consecutivo uma etapa do ‘Grande Slam’ do circuito europeu Eurotour da modalidade de Stand Up Paddle.

A edição 2022 conta com cerca de uma centena de participantes com prize money de 4.500 euros e com atletas provenientes de 12 nacionalidades distintas