Agricultura em Portugal

A agricultura em Portugal perdeu quase um milhão de trabalhadores nos últimos trinta anos e os que permanecem no setor representam apenas seis por cento da população. Esta é uma das conclusões de um estudo da Portada, no qual é também vincado que o número de explorações agrícolas caiu para metade em três décadas.

A Portada, que é uma base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos, refere ainda que a riqueza criada pela agricultura tem vindo a diminuir em Portugal desde os anos 80.

Ora, estes dados arrasam por completo as teorias que são alimentadas pelos partidos da oposição na Madeira, sobretudo pelo PS, que continuadamente aponta o dedo e responsabilidades ao Governo Regional pela redução da área agrícola e o número de agricultores na Madeira, mas que se esquece que a realidade nacional é bem mais preocupante.

Na nossa Região há, de facto, menos explorações agrícolas, mas é bom lembrar que a produtividade aumentou, bem como o rendimento, o que não acontece num país que é governado há demasiado tempo por socialistas.

A triste oposição que temos não só apaga estes dados da história, como resume o trabalho ao escárnio e maldizer, como se fosse dona da verdade. E há em particular uma deputada do PS, que não se cansa de afirmar que está tudo mal, que se dá ao luxo de criticar inclusive colegas com quem trabalhava até há três anos.

Esta senhora deputada, que andou a brincar à agricultura biológica durante anos, aponta o dedo a tudo e todos, mas escusa-se a reconhecer, por exemplo, que a Madeira nunca teve uma área tão grande de explorações com produções biológicas e que somos um exemplo. São mais de 230 hectares de terrenos em modo de produção biológico, que exemplificam o trabalho que tem sido feito pela Secretaria da Agricultura, nomeadamente pelos técnicos que diariamente vão ao terreno e que não se escondem atrás de um teclado ou de um microfone.

Na política há que ser mais sério e honesto, defender ideais novos aceita-se, agora tentar iludir constantemente o povo, com ataques de punho fechado é indigno. Como ex-colega sinto-me defraudado com tantas ofensivas, com tanta falsidade e tanta falta de respeito para com quem labuta diariamente para termos uma agricultura melhor.

Inácio da Silva