A Guerra Mundo

Tribunal de Moscovo multa Radio Liberty por emitir conteúdos proibidos

None
Foto Shutterstock

Um tribunal de Moscovo multou hoje a emissora norte-americana Radio Liberty em 18 milhões de rublos (280.247 dólares) pela sua recusa em eliminar conteúdos proibidos na Federação Russa.

O serviço de imprensa do tribunal Tverskói, citado pela Interfax, especificou que o media norte-americano foi considerado culpado de 18 acusações.

A Federação Russa qualifica como informação proibida a incitação de menores ao suicídio, a pornografia infantil e o consumo de drogas, bem como os apelos à participação em manifestações públicas não autorizadas pelas autorizadas e, mais recentemente, a publicação de 'notícias falsas' sobre a invasão russa da Ucrânia.

A Radio Liberty foi acusada pela sua recusa de eliminar informações consideradas falsas, em particular, sobre a quantidade de vítimas entre a população civil ucranianas e os militares russos, bem como "expressões extremistas" contra cidadãos russos.

A Radio Liberty já tinha sido multada por motivos similares em duas ocasiões, em 28 de abril e 13 de maio, em montantes de 15 milhões e 12,8 milhões de rublos, respetivamente.