Desporto

Porto Santo vai receber campeonato da Europa de atletismo 'Non Stadia 2024'

Policarpo Gouveia esteve presente na “passagem de testemunho” em Itália

None

O presidente da Associação de Atletismo da Madeira (AARAM), Policarpo Gouveia, esteve presente em Itália (mais concretamente na região de Grosseto), para receber a passagem de bandeira da organização do campeonato da Europa 'Non Stadia' em Masters, cuja próxima edição vai ter lugar no Porto Santo, em Maio de 2024. 

"Trata-se de um evento que entre participantes e acompanhantes, irá ultrapassar as duas mil presenças, durante cerca de uma semana", conforme explica a AARAM em comunicado, e cujo impacto económico estimado é "superior a dois milhões de euros".

"Sendo o Porto Santo uma ilha que recebe anualmente a visita de milhares de turistas e visitantes, e depois de, nos últimos dois anos, ter sido também algo fustigada pela pandemia, este importante evento é um 'chamariz' não só para os atletas e delegações que os acompanham, mas também para os turistas que ajudarão a encher os hotéis e alojamentos locais", reforça a mesma nota.

São esperadas participações de atletas provenientes de vários países, a competir nas diversas vertentes da prova.

Refira-se ainda que esta competição em 2024 irá decorrer durante quatro dias, com a meia-maratona (10 km), e ainda com as provas de 30km, 20km e 10 km marcha, corta-mato por estafetas.

Existe ainda a possibilidade de ser feito um 'nordic walking', uma modalidade no domínio do 'Fitness' que tem vindo a ganhar popularidade na Europa nos últimos anos, com forte implantação em Espanha e Itália e que consiste na caminhada em qualquer tipo de terreno com o auxílio de dois bastões especiais.

A 'passagem do testemunho' contou com as presenças de altos responsáveis do atletismo italiano e desta competição em específico.

“É uma honra muito grande para a nossa Associação e para a nossa Região, receber e organizar este campeonato Europeu Non Stadia em Masters”, disse na ocasião Policarpo Gouveia, comprometendo-se a "tudo fazer" para que seja "uma competição bem organizada e também com muita qualidade, que deixará os amantes do atletismo e público em geral, satisfeitos com este grande evento”.