Alterações Climáticas Madeira

Alterações climáticas "são um desafio ainda maior para as regiões insulares"

Susana Prada falava hoje na sessão de abertura do Seminário Internacional: Desafios das Alterações Climáticas em Regiões Insulares, no Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo

None

A secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, disse que "não existem dúvidas de que as alterações climáticas são um desafio ainda maior para as regiões insulares".

A governante falava hoje na sessão de abertura do Seminário Internacional: Desafios das Alterações Climáticas em Regiões Insulares, no Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo.

Mesmo no melhor dos cenários os impactos das alterações climáticas são inevitáveis, e exigem uma antevisão política de investimentos estratégicos, focada e muito bem definida". Susana Prada 

De acordo com a secretária, "essa tem sido a visão do Governo Regional em diferentes domínios da acção climática, da água à floresta, dos resíduos à produção, da energia à descarbonização, da educação à economia, da vulnerabilidade à protecção".

"São para os piores cenários que nos temos vindo a preparar, e para os quais continuaremos empenhados", sustentou.

Susana Prada sublinhou que têm vindo a apostar "no conhecimento científico e nos melhores recursos, de forma a garantir o crescimento e o desenvolvimento sustentável da Região e da sua economia, e a segurança de população e bens".

Estamos, nesse sentido, a atualizar os cenários climáticos futuros para a Região Autónoma da Madeira, tendo por base o mais recente relatório do IPCC e desta forma proceder à actualização da Estratégia Regional de Adaptação as Alterações Climáticas". Susana Prada

De acordo com a governante, "numa ilha com as características como as do Porto Santo, os riscos de erosão costeira e de menor disponibilidade hídrica, assumem particular importância".

"Para o Governo Regional a menor disponibilidade hídrica, nomeadamente de água potável, é uma área de investimentos prioritária, de vanguarda técnica e científica, há mais de 40 anos, que permite assegurar água em quantidade e qualidade nesta ilha, a uma população muito variável, que chega a quintuplicar durante o mês de Agosto, frisou.

Acrescentou ainda que "o sucesso da estratégia de aproveitamento de 100% das águas residuais, é uma realidade no Porto Santo há já 17 anos, e mais um excelente exemplo de antevisão na gestão de um recurso".

"A melhor Praia da Europa, monumento natural, e da qual todos nos orgulhamos, não seria a mesma sem o seu cordão dunar". Susana Prada

Por fim, a secretária referiu que "o Life Dunas surge na Estratégia Regional de Combate às Alterações Climáticas como um projecto exigente e multidisciplinar, da maior importância para o Porto Santo, e para a Região como um todo; e de forma global para a resiliência de outros sistemas dunares em que possa ser replicado, face à enorme pressão a que estão sujeitos".