Mundo

Palestiniano morto por forças israelitas na Cisjordânia

Foto DR/State of Palestine
Foto DR/State of Palestine

Um palestiniano foi morto hoje pelas forças israelitas em confrontos durante uma operação do exército na Cisjordânia ocupada, segundo fontes oficiais.

"Um cidadão foi baleado e morto no campo de refugiados Dheisheh em Belém", no sul da Cisjordânia, disse o ministério da Saúde palestiniano.

De acordo com o Clube dos Prisioneiros Palestinianos, uma organização civil de defesa dos detidos palestinianos presos em Israel, a vítima mortal é Omar Manaa, de 22 anos.

A mesma fonte indicou que outras 14 pessoas foram detidas durante incursões noturnas na Cisjordânia.

Por sua vez, o exército israelita disse que as suas tropas abriram fogo durante a operação contra supostos membros da Frente Popular de Libertação da Palestina (PFLP), uma organização considerada "terrorista" por Israel, Estados Unidos e União Europeia.

"Durante a operação, os suspeitos atiraram pedras, bombas incendiárias e dispositivos explosivos contra as forças de segurança que responderam", disse o exército israelita em comunicado, sem confirmar a morte.

No norte da Cisjordânia, as forças israelitas também detiveram Yahya al-Saadi, "um alto funcionário da Jihad Islâmica suspeito de atividades terroristas", disse o exército.

Pelo menos 146 palestinianos e 26 israelitas foram mortos desde o início do ano na Cisjordânia, Israel e Jerusalém.

Israel tomou o controlo da Cisjordânia na Guerra dos Seis Dias em 1967 e desde então mantém sobre o território uma das ocupações militares mais longas da história recente.

Na segunda-feira, o enviado das Nações Unidas para a paz no Médio Oriente, Tor Wennesland, tinha alertado que a situação na Cisjordânia estava "a atingir um ponto de ebulição".