Patrocinado EXTERMÍNIO - HIGIENE CONTROLE, LDA

Está preocupado com o Ambiente? Faça a sua parte!

None Ver Galeria

As empresas do Grupo Exterminio® têm consciência ambiental e estão em permanente procura das melhores opções para as necessidades do cliente.

A era em que vivemos exige-nos uma consciência ambiental presente, de modo a preservarmos o ambiente e assegurarmos a sua prosperidade para os nossos filhos e as futuras gerações.
Se todos fizermos a nossa parte, a preservação da Natureza é possível. Contudo, é necessário fazê-la conscientemente e não apenas com base no que se ouve.

Sabe-se que por vezes é contraditório manter os padrões de higiene nas nossas casas e, ao mesmo tempo, cumprir com os parâmetros e deveres em relação ao meio ambiente. Entretanto, se trabalharmos juntos, podemos reduzir esse impacto significativamente, basta atentarmos às questões ambientais discutidas no tema do artigo de hoje.

Actualmente, há no mercado um bombardeamento de termos como verde”, “biodegradável”, “natural”, “amigo do ambiente”, “orgânico”, etc., isto faz com que acreditemos estar diante de produtos e artigos não tóxicos ou não carcinogénicos, o que não é bem verdade. Essas palavras são em grande parte chavões de marketing, cujo conteúdo em nada refletem o impacto destes produtos (geralmente de limpeza) no meio ambiente.
Não existe legislação suficiente que obrigue as marcas a utilizar correctamente estes termos. Assim sendo, cabe a cada um de nós avaliar o que nos rodeia com espírito crítico, o qual pode ser adquirido com alguma curiosidade e busca por fontes científicas fidedignas.

Desconfie da publicidade sem comprovação.
Muitas vezes, o grande impacto ambiental não advém da utilização dos produtos, mas sim da sua produção. Ao associar a palavra “natural” ou “bio” ao produto, em nada diminui o seu perigo.
Por vezes, apenas um ou dois ingredientes são efetivamente naturais. Ao adquirir produtos com estes rótulos e denominações, é necessário avaliar com seriedade o seu significado, pois não é por ser natural que instantaneamente é menos prejudicial.
Ora vejamos o caso do petróleo: é natural. Os mecanismos para a sua extração e refinação é que o tornam extremamente poluente e prejudicial.

Outro aspeto a ter em conta é a biodegradabilidade”. Ingredientes biodegradáveis são ingredientes que serão decompostos por bactérias e fungos e pelas suas enzimas quando colocados em circulação no ambiente, reduzindo assim o seu impacto.
De um modo literal, quase todos os produtos acabarão por se degradar. A questão é: a que velocidade?
Até o plástico acabará por se degradar. O problema é que este processo poderá levar até 200 anos! Procure produtos que tenham uma biodegradabilidade mais rápida. Dessa forma é que estará efetivamente a contribuir para o meio ambiente.

E as embalagens?
Os produtos de limpeza não são a única ameaça ao meio ambiente, existe também a questão do seu embalamento. Por questões de conforto, compramos produtos em embalagens pequenas e prontas a usar, afinal é mais cómodo chegar em casa, agarrar nas embalagens e começar a limpar sem termos que nos preocupar com diluições. E quando acabamos, passamos a embalagem por água e colocamos no recipiente para reciclagem, achando que a nossa parte está feita.

E se pudéssemos efetivamente reduzir a quantidade de plástico em circulação? Opte por comprar embalagens de maior capacidade e o mais concentrado possível.
Ao fazê-lo, está a reduzir a quantidade de plástico que consome, bem como a diminuir os impactos de produção desse artigo, desde o produto à sua embalagem, rótulo e até mesmo no seu transporte até à prateleira e, inclusive, até à sua casa!

Nem sempre haverá opções viáveis no mercado que satisfaçam a todos os parâmetros relativos ao ambiente, à higienização com os padrões pretendidos e ao preço, mas qualquer pouco que se faça, já é uma ajuda.

Deste modo, sugerimos os seguintes conselhos práticos a ter em atenção quando for adquirir produtos de limpeza:

1 - Evite o uso excessivo de desinfetantes, especialmente lixívias – estas desinfetam, mas não limpam e podem ser prejudiciais ao ambiente e à sua saúde;
2 - Prefira produtos que não contenham substâncias nocivas e/ou tóxicas, tal como o amoníaco presente na maioria dos produtos limpa-vidros e outros;
3 - Questione se o que está a comprar realmente é o publicitado ou se está a comprar gato por lebre;
4 - Leia os rótulos! No rótulo encontra as indicações de como utilizar o produto corretamente e respeite as doses recomendadas – mais, nem sempre é melhor;
5 - Opte por produtos concentrados e faça você mesmo a diluição. Acabará por poupar dinheiro e o meio ambiente.

O futuro do planeta está nas nossas mãos!

A nossa empresa Seta Verde - Higiene, Lda. possui uma oferta variada de produtos de limpeza profissionais da sua marca registada Biosoluções® e sistemas de Higiene e Limpeza, adequados a todas as tarefas de higiene e limpeza profissional e doméstica.
Optimizar a limpeza é ser sustentável!

Ficou com dúvidas? Contacte-nos!
Telefone: +291 930 500
E-mail: [email protected]

Visite a nossa página de Facebook e LinkedIn.
Boas Limpezas!