Madeira

Cerca de 50 caminheiros percorreram tradições natalícias na Calheta

None Ver Galeria

A Associação do Caminho Real da Madeira (ACRM) promoveu, no passado sábado, a última actividade do ano de 2022, que contou com cerca de meia centena de participantes, que aceitaram o desafio de percorrer as tradições natalícias pelos caminhos vicinais entre a Vila da Calheta e o Loreto.

Na derradeira caminhada outonal, os caminheiros madrugaram, concentrando-se pelas 6:30 da manhã, na Igreja Matriz do Espírito Santo, na Calheta, onde participaram na missa do parto, celebrada pelo padre Silvano e dinamizada pelos trabalhadores do centro de saúde local.

Na oportunidade foi também efectuada, por parte de um elemento da ACRM, a apresentação dos contextos construtivos e históricos, quer da Igreja Matriz da Calheta, quer das tradições das missas do parto na Madeira.

Na caminhada de 7,5 km pelos caminhos reais e vicinais da Calheta, atravessando os lombos da Calheta, desde o Lombo do Salão até à Lombada do Loreto, os participantes visitaram os tradicionais presépios que são feitos pela comunidade e conheceram o património histórico e arquitectónico local (o Forno da Cal, o nicho da Nossa Senhora dos Bons Caminhos, a Fonte da Senhora, a Capela de Santo António de Pádua a Fábrica do Fogo, o Moinho de água do Lombo do Atouguia e a Capela da Nossa Senhora do Loreto, imóvel de interesse municipal).

A meio da caminhada, depois de conquistar 350 metros de altitude até ao Lombo do Doutor, a capela Jesus, Maria e José foi o local escolhido para um descanso, onde os participantes puderam partilhar algumas iguarias tradicionais da quadra natalícia. A capela de estilo barroco foi aberta para a ocasião, desvendando aos presentes um magnífico retábulo com uma pintura a óleo sobre tela representando o “Repouso na fuga para o Egipto”, apropriada ao momento de pausa no passeio cultural.

Durante o passeio, o grupo teve a oportunidade de efectuar uma visita guiada, ao Socalco Nature Hotel.

No final houve tempo ainda para um almoço convívio, na freguesia do Arco da Calheta, onde os comensais puderam descansar o corpo e despertar os sabores.

O próximo evento Associação do Caminho Real da Madeira está previsto para o mês de Janeiro.

A Associação do Caminho Real da Madeira, constituída formalmente em Fevereiro de 2017, assume como objectivo "defender, valorizar e promover as rotas centenárias agregadoras do património histórico, etnográfico, cultural, arquitectónico e natural da Madeira, em contextos urbanos, rurais e florestais, através de actividades de carácter cultural, pedagógico, científico, desportivo, recreativo, social ou outras afins".