5 Sentidos

Rotários Machico /Santa Cruz apoiam recuperação do Altar da Igreja Matriz de Machico

Domingo há concerto solidário com Orquestra de Bandolins, Orquestra de Camara de Machico e Tuna Universitária da Universidade da Madeira

Altar das Almas
Altar das Almas, Foto: DR

Em todo o mundo são mais de 1,4 Milhões os Rotários, e mais de 35 mil clubes, presentes em mais de 200 países. Em Portugal há 163 clubes, dois dos quais na Madeira. Um deles é o Clube Santa Cruz/ Machico que realiza neste fim-de-semana, domingo, 6 de Novembro, um concerto solidário. O objectivo dos Rotários é promover uma acção de apoio às causas sociais, culturais ou ambientais da localidade onde estão inseridos. 

Fernando Lemos, presidente do Clube Santa Cruz / Machico explica que os Rotários recolheram diversas sugestões e, postas sobre a mesa, a escolha recaiu sobre uma acção cultural que estava a decorrer no Concelho de Machico.  Trata-se da recuperação do chamado ‘Altar das Almas do Purgatório’ da Igreja Matriz de Machico.

De acordo com diversas fontes historiográficas, em cada lado do altar principal, estão os chamados altares colaterais. Do lado da capela do Tristão Vaz Teixeira, está o altar do Sagrado Coração de Jesus. Do lado oposto, o Altar das Almas. Tratam-se de peças de arte, magníficos exemplares do período de transição do Barroco para o Rococó, com pinturas em talha dourada, e com 200 ou 300 anos.

Como refere o presidente dos Rotários, estes altares estavam muito frágeis, e com sérias ameaças de ruir ou até, quem sabe, causar um problema maior. A igreja já fez a recuperação do Altar do Sagrado Coração de Jesus. E como se sabe, são trabalhos demorados e de custos elevados. A nossa opção foi clara, diz Fernando Lemos, e decidimos abraçar este projecto, apoiando a recuperação do Altar da Imaculada Conceição.  “Por ser importante para a comunidade, cumprimos o nosso papel, enquanto Rotários”.

O Concerto realiza-se no Fórum Machico, este domingo, 6 Novembro, às 18 horas. As entradas custam cinco euros. Estão convidados vários grupos que aceitaram participar gratuitamente neste projecto. São eles a Orquestra de Bandolins da Madeira, a Orquestra de Câmara de Machico e a Tuna Universitária da Universidade da Madeira. “Apelamos a que as pessoas de Machico venham, mas também de outras partes da Madeira, pois serão duas horas muito bem passadas com orquestras e músicos ao mais alto nível” refere Fernando Lemos, acrescentando que este será um momento importante para a organização já que conta também com a presença do Governador do Distrito 1960- Zona Centro, Sul e Ilhas de Portugal no Fórum Machico.