Democracia sim, autocracia não!

O Chega, partido de um homem só - André Ventura(AV), estraga com uma grosseira e deseducada retórica os debates televisivos em que participa. Já vi três, com Catarina Martins, Rui Rio e Rui Tavares. Se Rio, foi na agenda de AV, Catarina e Tavares foram sucessivamente interrompidos, sem que a moderação o pusesse na ordem democrática. Combate o sistema democrático, sendo um candidato a autocrata musculado.

É misógino e xenófobo, escondendo um ditadorzito no seu ADN. Marca os debates com picardias, provocações e quem não afina pelo seu diapasão - interrompe abruptamente! O seu banalizado ódio contra os imigrantes\refugiados é digno de «lhe» chamarmos, Marie Le Pen.

Também odeia os ciganos e os paupérrimos recebedores do magro RSI. O foco do seu discurso assenta num primário populismo...

A sua aversão contra os mais pobres é o contrário do humanismo, que o Papa Francisco defende. Mas, AV ajoelha-se com o terço na mão benzendo-se, dizendo que é católico(!).

Para ele vale tudo, para caçar votos aos incautos sem consciência política. AV representa o fascismo embrionário... que não queremos depois de 48 anos de criminosa ditadura! Ao contrário dos comentadores do óbvio, urge desmascará-lo.

Vítor Colaço Santos