Madeira

Madeira e Açores reflectem sobre futuro da Lei de Finanças das Regiões Autónomas

None

A Assembleia Legislativa da Madeira vai estar representada no seminário sobre 'Evolução e futuro da Lei de Finanças das Regiões Autónomas' (LFRA), promovido pelo Conselho Económico e Social dos Açores, no dia 21 de Fevereiro, em Ponta Delgada, nos Açores. A resposta ao convite, dirigido ao parlamento madeirense, foi dada pela Conferência dos Representantes dos Partidos, realizada a meio da manhã desta quinta-feira, 13 de Janeiro.

“Chegados a 2022, e passados dois anos de pandemia, começa a ficar cada vez mais evidente que existem novos acertos que necessitam ser feitos, quer pelas novas circunstâncias estruturais da despesa pública criadas pela pandemia, quer pelos níveis inusitados de endividamento a que foi necessário recorrer para lidar com as consequências gravosas da pandemia”, pode ler-se no documento de enquadramento do seminário.

A Assembleia Legislativa da Madeira aprovou, por unanimidade, uma proposta de revisão da Lei das Finanças das Regiões Autónomas, enquanto nos Açores foi criada uma comissão que pretende rever “a Autonomia e também a LFRA”.

O Seminário tem como objectivo “proporcionar um espaço de debate, nas duas perspectivas, a técnica e a política, contribuindo para uma reflexão aprofundada do tema e para a clarificação das questões pertinentes de interesse público”. Vai contar com a participação de deputados e especialistas da Madeira e dos Açores, e também com “intervenientes nacionais e estrangeiros”.

A Conferência dos Representantes dos Partidos agendou ainda 19 sessões plenárias para os meses de Fevereiro (nos dias 02, 03, 08, 09, 15, 16, 17, 23 e 24)  e de Março (08, 09, 10, 15, 16, 22, 23, 29, 30 e 31).