Eleições Autárquicas Madeira

Miguel Brito defende reabilitação urbana como motor para o Porto Santo

None

O candidato do PS-Madeira à presidência da Câmara Municipal do Porto Santo, Miguel Brito, voltou a defender a reabilitação urbana como uma prioridade para o desenvolvimento da ilha. Para o socialista, o futuro da ilha deve ter por base "uma estratégia integrada, que contemple a recuperação de edifícios históricos, a zona da Vila Baleira e a requalificação de espaços públicos e jardins, contribuindo positivamente para vários sectores, como o comércio, serviços e até o turismo".

Miguel Brito coloca a reabilitação urbana como centro das prioridades do seu projecto visto que a ilha do Porto Santo, na sua perspectiva, "cresceu de forma dispersa e sem planeamento urbano e temos hoje um património histórico em elevado grau de degradação".

"É preciso um virar de página e abrir um novo ciclo que coloque o Porto Santo num 'brinquinho', com espaços cuidados e apelativos quer para quem cá vive como para quem nos visita", aponta o candidato.

Com o projecto que desenhou para o concelho, Miguel Brito e a sua equipa pretendem apostar num conjunto de programas de incentivos à requalificação e revitalização do edificado, conseguindo desta forma "dar mais vida ao comércio local, deslocalizar alguns dos serviços camarários para os espaços reabilitados e gerar uma maior atratividade urbana e paisagística, acolhendo melhor os habitantes e turistas".

Vamos criar um Plano de Requalificação Urbana, que incentive a reabilitação e revitalização do património edificado. Quando olhamos para espaços nucleares no coração da cidade, como a Casa Colombo - Museu do Porto Santo, o Núcleo Museológico Jorge Brum do Canto, o antigo edifício da Câmara Municipal ou a Igreja Matriz, sentimos que são espaços que têm de ser valorizados e revitalizados. Desta forma estaremos a dar mais qualidade de vida a residentes e turistas, a revitalizar o comércio e a contribuir para a atratividade do Porto Santo do ponto de vista turístico. Temos de ter os nossos principais cartões-de-visita da ilha impecáveis. Miguel Brito, candidato à CM do Porto Santo

O candidato quer concretizar no terreno o grande potencial que o Porto Santo tem e que tarda em afirmar. "É chegado o momento de criar um novo ciclo e de fazer do Porto Santo um concelho melhor para as próximas gerações. Para isso, temos de ter uma estratégia integrada que trabalhe de forma concertada nos domínios da economia e turismo, social, cultural e da mobilidade. Que faça do Porto Santo uma cidade para todos, para acolher com dignidade quem cá mora e quem nos quer visitar. Este é o momento de optar por um projeto de futuro para tornar o Porto Santo a melhor ilha para viver. Estamos preparados para concretizar esta ambição dos porto-santenses a partir do dia 26 de Setembro", conclui Miguel Brito.