Patrocinado Madeira Optics

Guia expresso para astrónomos iniciantes

Com informações resumidas sobre os diferentes tipos de telescópios e os erros mais comuns de principiante, a Madeira Optics apresenta um guia fascinante para quem gosta de observar o céu.

None Ver Galeria

Se está a dar os seus primeiros passos na astronomia e a trabalhar com o seu primeiro telescópio, seja paciente e persistente! Siga sempre as recomendações do manual de usuário, bem como as recomendações descritas pelos especialistas da Madeira Optics! No caso de pretender expandir as capacidades do seu telescópio, é claro que terá de adquirir acessórios adicionais para o seu telescópio, mas primeiro que tudo tem de aprender a usar o telescópio na sua configuração básica. Aconselhamos sempre que inicie esta aprendizagem para conhecer melhor o design óptico do seu telescópio. Se nos concentrarmos num telescópio refletor, a verdade é que este usa um espelho para coletar e focar a luz e dependendo da projeção, o espelho principal pode ser parabólico ou esférico. A imagem produzida é invertida de cabeça para baixo e gira da esquerda para a direita. De qualquer forma, isso não afeta os objetos observados, mas, a verdade, é que esse design de telescópio não é aconselhado para observar objetos terrestres. Já um telescópio refrator usa lentes para captar e focar a luz. Se experimentar equipar um telescópio refrator com um prisma diagonal ou um espelho, conseguirá observar objetos terrestres. As imagens ficarão na vertical e tal como o anterior, são invertidas da esquerda para a direita.

No caso dos telescópios de lentes espelhadas, ou seja, catadióptricos, podemos dizer que são telescópios de dois espelhos, sendo que os mais populares são Schmidt-Cassegrain e o Maksutov-Cassegrain que têm dimensões mais compactas se compararmos com os refletores. Como refratores, eles podem produzir imagens não reversas, usando um espelho diagonal ou prisma, logo são adequados para observações terrestres.Em relação à montagem do seu telescópio, pode fazê-la de duas formas: se optar pela montagem simples, irá permitir que o telescópio se mova livremente em altitude, para cima e para baixo, e em azimute, ou seja, da esquerda para a direita, ao longo do horizonte. Esta montagem é muitas vezes apelidada de montagem alt-azimuth. Um exemplo muito simples deste tipo é o recurso a um tripé de câmara padrão. Por outro lado e se decidir optar por uma montagem equatorial, fique a saber que se trata basicamente de uma montagem projetada para rastrear facilmente o movimento diário de objetos celestes no céu. O primeiro eixo (o eixo polar) da montagem é apontado para Polaris (paralelo ao eixo da Terra), e o segundo eixo (o eixo da declinação) em ângulos rectos como o primeiro. De entre os telescópios amadores o tipo de montagem mais comum é a montagem equatorial alemã.Se nos centrarmos nos telescópios com orientação automática “GoTo”, é importante perceber que estes são usados para localizar rapidamente os objetos celestes desejados para, depois, rastreá-los durante as observações. Logicamente que as montagens computorizadas têm muitas funções e configurações diferentes, dependendo do sistema de controlo automático. No entanto, isso não significa que um iniciante não consiga manuseá-los, até porque o controlador de mão computorizado tem um imenso banco de dados de objetos celestes interessantes que o ajudará a manusear bem seu telescópio.

De qualquer forma e sejamos sinceros: há erros muito comuns entre os principiantes e um deles é a montagem incorreta do telescópio. Por isso, deve sempre certificar-se que montou o telescópio tal como vem ilustrado no manual de instruções. Reveja todos os acessórios incluídos no Kit e verifique todas as etapas do processo de instalação, como por exemplo, confirme se o espelho diagonal está instalado, exceto os refletores, ou se, eventualmente, a tampa protetora foi removida. Tente perceber bem a função de cada peça do seu telescópio.Se é iniciante, a Madeira Optics recomenda que não utilize todos os acessórios ao mesmo tempo.

Primeiro, deve aprender a focar o seu telescópio com uma ocular em objetos próximos e no infinito e seguidamente deve tentar fazer o mesmo com uma ocular mais a lente Barlow. Importante é também tentar perceber a diferença entre as oculares com distância focal fixa e as oculares com zoom (oculares com ampliação variável). Entenda que as oculares com distância focal fixa não são capazes de ampliar ou de reduzir a imagem.Convém garantir que o seu telescópio está devidamente focado. Por isso, deve sempre ler com imenso cuidado o manual de instruções. Se for necessário, lubrifique as partes móveis com óleo de motor para obter uma interação suave.Finalmente e se estiver mais curioso e pronto para a sua primeira experiência com um telescópio, a Madeira Optics terá todo o gosto em fornecer opções incríveis de várias marcas mundialmente conhecidas e respeitadas, a preços muito acessíveis, garantindo uma entrega rápida e um serviço profissional. Faça a sua escolha na Madeira Optics! Compre diretamente no nosso site ou se tiver dúvidas, fale connosco no nosso chat online, disponível na página inicial do nosso site.

www.MadeiraOptics.com

Facebook: MadeiraOptics

Instagram: @madeira_optics

Tel.: +351 291 622 971

WhatsApp: +351 924 485 850